AP Photo/Yorgos Karahalis
AP Photo/Yorgos Karahalis

S&P rebaixa rating soberano da Grécia para 'CCC+/C'

Segundo a agência de classificação de risco, a dívida do país e os seus compromissos financeiros são insustentáveis sem uma reforma econômica profunda

O Estado de S. Paulo

15 Abril 2015 | 13h32

BRUXELAS - A agência de classificação de risco Standard & Poors rebaixou para CCC+ os ratings de longo prazo da Grécia, dizendo que a dívida do país e os seus compromissos financeiros são insustentáveis sem uma reforma econômica profunda. A perspectiva da nota é negativa.
Nesta semana, o jornal britânico Financial Times afirmou  que a Grécia está se preparando para declarar um default da sua dívida à medida que o prazo final para um acordo com os credores internacionais se aproxima.
Segundo a S&P, a perspectiva negativa reflete a visão de que o risco de liquidez piorou na Grécia. Em janeiro, a agência colocou a nota do país em potencial rebaixamento.
O rebaixamento da Grécia ocorre em meio às negociações de Atenas com os credores internacionais. Nesta semana, o jornal britânico Financial Times publicou uma matéria dizendo que o país estaria preparando uma declaração de um default da sua dívida, segundo fontes próximas ao gabinete do premiê Alexis Tsipras. O governo grego rechaçou as declarações. 
Mais conteúdo sobre:
Gréciaratingrebaixamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.