Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

S&P reduz perspectiva da nota de crédito do Reino Unido

A agência de classificação de risco Standard & Poor''s (S&P) disse hoje que poderá cortar a nota de risco de crédito soberano (rating) do Reino Unido, atualmente em AAA, se o próximo governo não tomar nenhuma atitude para reduzir o nível de empréstimos tomados. Diante disso, a S&P informou a redução da perspectiva para o rating soberano do Reino Unido para negativo, de estável. A S&P deixou claro, entretanto, que uma eventual redução no rating não deve ocorrer em breve. Por volta das 8h05 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 2,01%, a 4.378 pontos, empurrando para baixo as demais praças europeias.

CYNTHIA DECLOEDT, Agencia Estado

21 de maio de 2009 | 08h19

Em nota, a S&P informou que sem qualquer atitude do governo britânico, a dívida do setor público pode se aproximar de 100% do Produto Interno Bruto (PIB) no médio prazo. O Reino Unido deve realizar eleições gerais até junho de 2010.

O governo do Reino Unido não deixa de honrar sua dívida desde 1963, um recorde sem precedente entre países tomadores de crédito. É a primeira vez desde que a dívida do governo britânico começou a ser classificada, em 1978, que a S&P estabelece uma perspectiva negativa para sua dívida.

O rating AAA barateia o custo de tomada de empréstimo pelo país e qualquer rebaixamento pode, portanto, tornar mais caro ao governo o pagamento de juro sobre os bônus emitidos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
ratingS&P

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.