S&P revisa perspectiva do rating de Portugal

A agência de classificação de risco Standard & Poor''s revisou a perspectiva do rating BB de longo prazo em moeda local de Portugal de "estável" para "negativa". "As renúncias de ministros anunciadas nesta semana complicam o já desafiador ambiente político e sugerem ainda menos espaço de manobra do que quando mudamos a perspectiva para estável, em março", afirmou a S&P em um comunicado.

Agencia Estado

05 de julho de 2013 | 14h25

Segundo a agência, a crescente incerteza política pode dificultar as próximas emissões de dívida e a esperada saída do país em 2014 do programa de resgate internacional. A S&P calcula que o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal terá contração pelo terceiro ano seguido neste ano, de 2,1% em termos reais, mas prevê um retorno ao crescimento em 2014 e 2015. O país está em recessão desde 2011.

"A revisão da perspectiva do rating reflete nossa opinião de que podemos rebaixar os ratings soberanos de Portugal se as incertezas políticas desacelerarem o processo de ajuste fiscal estrutural e minarem o suporte dos credores oficiais, incluindo União Europeia e FMI", disse a S&P. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
PortugalS&Prating

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.