finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Serasa: IPI da linha branca impulsiona varejo em outubro

A atividade varejista de outubro deste ano teve crescimento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2008, o maior índice de aumento anual desde dezembro último, quando a alta foi de 7,5%, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado hoje. De acordo com a entidade, a proximidade do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para os produtos da linha branca - prorrogado até 31 de janeiro de 2009 para produtos de baixo consumo energético - estimulou o setor varejista em outubro. Em comparação com setembro deste ano, houve crescimento de 1,3%, com dados já ajustados sazonalmente.

WLADIMIR D'ANDRADE, Agencia Estado

05 de novembro de 2009 | 11h15

O segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática avançou 1,1% no mês passado ante setembro. Na mesma comparação, o setor de Veículos, Motos e Peças teve queda de 0,9%, porém registrou aumento de 20,4% na comparação com outubro do ano passado. Na mesma comparação, Móveis, Eletroeletrônicos e Informática registraram aumento de 12,2% e o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios apontou elevação de 10,6%. Já o segmento de Material de Construção apresentou queda de 18,2% ante outubro do ano passado.

Outubro ainda registrou índices mensais positivos nos Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (0,4%) e no segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (0,7%). Na ponta negativa encontraram-se Material de Construção (-1,9%), Combustíveis e Lubrificantes (-0,5%) e Veículos, Motos e Peças que, com a volta gradual do IPI, registrou queda de 0,9% no mês após alta de 8,3% em setembro.

No acumulado do ano, o indicador anotou alta de 4,7%, liderado pelo ramo de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (10,3%) e seguido pelos setores de Veículos, Motos e Peças (4,4%); e Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (4,1%). Já Combustíveis e Lubrificantes e Material de Construção tiveram queda de atividade, baixa de 1,9% e 14,8%, respectivamente.

Tudo o que sabemos sobre:
varejoSerasalinha branca

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.