Clayton de Souza/Estadão
Clayton de Souza/Estadão

Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Serasa vê queda do PIB no 3º trimestre, após desempenho negativo da economia em julho

Indicador da Serasa Experian mostra que a atividade econômica no País recuou 0,3% em julho, o que é apontado por analistas da instituição como o prenúncio de mais um recuo do PIB

IGOR GADELHA, O Estado de S. Paulo

17 de setembro de 2015 | 12h53

A economia brasileira recuou 0,3% em julho ante junho, já descontados os efeitos sazonais, mostra o Indicador Serasa Experian da Atividade Econômica divulgado nesta quinta-feira, 17. 

De acordo com economistas da Serasa Experian, o resultado sinaliza nova queda do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2015, o que se configurará como o terceiro trimestre consecutivo de retração. Pelo indicador da empresa, o PIB brasileiro recuou 0,9% em maio e não variou em junho. 

"A retração da atividade econômica em julho é prenúncio de nova queda da economia no acumulado deste terceiro trimestre, o que aprofundaria ainda mais o atual quadro recessivo", avaliaram os economistas em nota à imprensa. No período de abril a junho deste ano, a economia brasileira encolheu 1,9%, nos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Segundo os analistas da Serasa Experian, a deterioração "ininterrupta" da confiança de empresários e consumidores, taxas de juros e de câmbio em ascensão e "gravíssimos" problemas no campo fiscal são as principais causas da performance "anêmica" da economia brasileira em 2015.

Pelo lado da oferta, apenas o setor de serviço registrou desempenho positivo em julho ante junho, de 0,2%. Indústria e agropecuária, por sua vez, recuaram 2,2% e 1,3% no período, respectivamente. Já do ponto de vista da demanda, todos os componentes tiveram retração em julho na variação mensal. O consumo das famílias caiu 0,1%, o do governo recuou 0,3%, investimentos diminuíram 0,1%,exportações, 5,7% e importações, 2,2%.

Tudo o que sabemos sobre:
SerasaPIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.