finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Serasa: procura das empresas por crédito cai em outubro

A procura das empresas por crédito caiu 2% em outubro ante setembro, no terceiro mês consecutivo de queda na comparação mensal, segundo dados do Indicador de Demanda de Empresas por Crédito, divulgado hoje pela Serasa Experian. Em setembro, o indicador havia caído 0,9% e, em agosto, 4,3%. Em relação a outubro do ano passado, a demanda por crédito registrou recuo ainda maior, de 5,6%, um resultado idêntico à queda apurada no acumulado dos dez primeiros meses do ano ante mesmo período de 2008.

MÁRIO SÉRGIO LIMA, Agencia Estado

16 de novembro de 2009 | 10h35

Ainda segundo o indicador, somente as grandes empresas registraram elevação na procura por crédito no mês passado, de 1,1% ante setembro. Na comparação com outubro de 2008, a ampliação foi de 11,2% e, no acumulado do ano, de 3,5%.

Entre as micro e pequenas empresas houve o maior recuo na procura por crédito ante setembro deste ano, de 2%, acima da queda registrada pelas empresas médias na mesma base de comparação, de 1,6%. Ambos os segmentos registraram diminuição na demanda por crédito ante outubro de 2008 (redução de 5,8% nas micro e pequenas empresas e de 4,6% nas médias) e no acumulado do ano até o mês passado (também de 5,8% para micro e pequenas empresas e de 4,6% para as companhias médias).

Regiões

O indicador Serasa Experian registrou queda na demanda das empresas por crédito em todas as regiões do País em outubro. O maior recuo ocorreu no Centro Oeste, de 3,1%, enquanto a menor retração foi apurada na região Norte, de 0,3%. Todas as regiões também registraram menor procura por crédito na comparação com outubro do ano passado e no acumulado do ano.

Por setor, a indústria registrou a maior queda na procura por crédito, de 4%, em relação a setembro. O setor de serviços foi a exceção, com aumento de 0,7% na demanda, enquanto o comércio teve retração de 3,6% na procura por crédito. Nas comparações com outubro do ano passado e no acumulado do ano, os três setores registraram menor procura por crédito.

Tudo o que sabemos sobre:
créditoprocurapesquisaSerasa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.