Setor de saúde cresce acima da economia do País e favorece profissionais da área Ascensão Gestão hospitalar

Segundo a coordenadora do curso de tecnologia em gestão hospitalar do Senac, Cristina de Araujo Lacevicius, o setor de saúde tem crescido três vezes mais do que a economia do País. "O Brasil ocupa o 9º lugar em consumo de medicamentos, sendo o 6º mercado do mundo em saúde. Portanto, as possibilidades de atuação dos tecnólogos são bastante amplas."

CRIS OLIVETTE, O CADERNO SOBRE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA CIRCULA , NA EDIÇÃO DE HOJE (LEIA O PRÓXIMO EM 29/5), CRIS OLIVETTE, O CADERNO SOBRE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA CIRCULA , NA EDIÇÃO DE HOJE (LEIA O PRÓXIMO EM 29/5), O Estado de S.Paulo

06 de maio de 2012 | 03h10

A coordenadora explica que muitos hospitais ainda mantém médicos no cargo de direção, mas que a conscientização sobre as vantagens de ter profissionais com conhecimentos técnicos específicos está aumentando. "Esses profissionais são cada vez mais requisitados para a área administrativa das instituições de saúde."

Cristina afirma que o estudante precisa ser comprometido, flexível e empreendedor, além de ter postura ética e humanística para transitar entre o setor de saúde e de administração. Depois de formados, podem atuar em planejamento, organização e gerenciamento, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais, equipamentos, compras e custos, as áreas de apoio e logística, bem como acompanhar e supervisionar contratos e convênios.

O estágio não é obrigatório e muitos estudantes já estão inseridos no mercado de trabalho. "Eu diria que 99% deles já atuam em alguma instituição de saúde e vêm em busca de capacitação e qualificação para crescer na carreira", diz Cristina.

"

Salário inicial

R$ 2,5 mil

Duração do curso

3 anos

Disciplinas

Sistema único de saúde, economia da saúde, gestão de pessoas em organizações de saúde, modelos e ferramentas de gestão em saúde

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.