Setor de serviços continua confiante em outubro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 0,5% na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador saiu de 120,9 para 121,5 pontos no período. "Após aumento expressivo em setembro, o índice acomoda em patamar ainda inferior à média histórica (125,3), mas mantém a tendência de recuperação iniciada em setembro", informou a FGV, em nota oficial.

FERNANDA NUNES, Agencia Estado

31 Outubro 2012 | 08h37

O índice de outubro registrou movimentos contrários entre os itens que o compõem - o Índice da Situação Atual (ISA-S) e o Índice de Expectativas (IE-S). O primeiro recuou 3,3% ante avanço de 0,2% em setembro; enquanto o segundo cresceu 3,3% ante alta de 5,3% no mês anterior.

O ISA-S atingiu 100,5 pontos, retornando à trajetória declinante característica de 2012. Já o IE-S superou a média histórica de 139,4 pontos ao alcançar 142,4 pontos, o que reforça a interpretação de que o setor acelerará o ritmo de atividade nos próximos meses, segundo a FGV.

A avaliação da fundação é que a sondagem demonstra "uma evolução favorável das expectativas e uma percepção sobre o momento atual declinante, sinalizando moderação do ritmo de atividade no início do quarto trimestre e aceleração nos meses seguintes."

Mais conteúdo sobre:
sondagem serviços FGV outubro

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.