Seus direitos

Tevês por assinatura Dia 12/4 contatei a TVA porque o técnico não configurara direito os cabos ao instalar o serviço há uma ano, me impedindo de assistir os canais internos do condomínio (não posso ver a portaria de visitantes nem a garagem). O controle remoto não funciona, os canais da Globosat idem. E deveriam corrigir o endereço, pois quem recebe a fatura é o vizinho. Combinamos que eu não pagaria nenhuma taxa e o técnico viria dias 15 e 16 às 19 h, mas ele não veio. Veio um no dia 17 e disse que não podia resolver nada, porque não fora informado sobre os problemas. Em maio, pedi para falar com o responsável pelo setor, mas para isso eu teria de fazer um pedido de cancelamento. Estranhei, mas disseram que isso era necessário para um funcionário me contatar. Em 16/5, a atendente informou que há pedido de coleta dos aparelhos da TVA em casa. Registrei outra queixa, com 48 horas para retorno, o que até hoje (21/5) não ocorreu.DENAIR FERREIRA SOUZAOsasco/SPA TVA responde:"A mulher do assinante confirmou visita técnica e troca de controle em 23/5, ficando as imagens no padrão oferecido pela TVA - mas o sinal estava indisponível na data e lhe pedimos que aguardasse a equipe novamente para verificação; ela está ciente do crédito referente ao período sem sinal."Sou assinante NET há 13 anos,no Plano Master, que me dá direito a até o canal 61 (Telecine Premium), mas agora 10 canais não mais entram na tevê. A atendente disse que tenho de instalar um decodificador (grátis, mas compulsório para evitar pirataria). Já tenho 17 protocolos. De 5 dias para cá, todos os dias, até sábado e domingo, veio um técnico que fez uma coisa mais estragou outra. Ontem (carta de 27/5) vieram três juntos: trocaram a fiação antiga e as conexões, cortaram cabos e instalaram o decodificador analógico; pensei que seria uma caixinha pequena e moderna, mas é uma caixa preta feia e riscada (claro que é usada). E, depois de tudo isso, o vídeo não grava mais. Como não conseguiram resolver, disseram que terei de pagar. Não acho justo ter de pagar uma pessoa para conectar o que ela cortou ou não soube fazer. Me recusei a assinar a 5.ª papeleta de visita. A mensalidade continua a mesma mas só recebo até o canal 53. Quero de volta os canais a que tinha direito, e que pago. IVANI CINO Aclimação A NET responde:"A seleção contratada é a Master. Se ela tinha acesso a canais superiores no passado, isso não consta no sistema nem na cobrança do serviço. Em 28/5, a leitora confirmou que o vídeo e o DVD foram instalados e estão funcionando."Em 15/11 invadiram minha casa, num condomínio fechado de Suzano e levaram o decoder da DirecTV/Sky. No dia 23 liguei para o SAC, mas para cancelar o serviço teria de enviar o BO. Em janeiro fui a Suzano buscar o BO e o passei por fax à empresa, que confirmou o recebimento mas ainda assim debitou o valor da assinatura no mês seguinte em minha conta. Passei o fax 4 vezes e conversei com inúmeros atendentes. Se não tenho como assistir aos canais, por que tenho de continuar pagando? Não haveria um modo mais inteligente de encerrar um contrato do que passar fax (coisa mais antiga!), esperar 48 h, ligar de novo para ver se está tudo certo - e mesmo assim, no mês seguinte, o débito aparecer novamente em conta?CARLOS FREDERICO CARVALHOJardim Marajoara A Sky responde:"Contatamos o leitor esclarecendo que os valores pagos de dez/07 a mai/08 serão estornados em conta em até 10 dias úteis." (resp. do dia 19/5)O leitor confirma e aguarda o débito de junho para ter certeza de que o caso foi resolvido.Tenho o serviço Ajato e TVA há dois anos, mas há mais de um mês (carta de 14/5) a internet não funciona. O técnico ficou de vir às 20h mas chegou às 19h45, e foi embora porque ?ainda não estávamos em casa?. Liguei para o SAC, e após longa espera, prometeram retornar em meia hora - mas só o fizeram uma semana depois. Para piorar, semana passada a tevê saiu do ar. No SAC, uma gravação avisava que havia problemas técnicos na região, que estavam tentando resolver. Ontem (13/5) isso aconteceu de novo. Ou seja, além de ficar mais de um mês sem net, agora a tevê vive dando problema. Primeiro eu os procurava para resolver os problemas, agora quero cancelar o serviço - mas nem isso eu consigo. JULIANA TRENCH CIAMPONE de OLIVEIRACapitalA TVA responde:"Informamos à cliente o procedimento adotado com a equipe técnica e a necessidade de outra visita de manutenção. Ela não aceitou e insiste no cancelamento. Ciente de que nada deve à TVA, combinamos a retirada dos equipamentos de tevê e internet, conforme sua disponibilidade."No dia 18/5, enviei e-mail à NET pedindo mudança de instalação da tevê a cabo de minha mãe, Aurora Kleinamn Steinecke. Ela mudou de casa em 20/5 e achávamos que o aparelho seria reinstalado no dia seguinte, mas hoje, dia 23, após mais de uma hora ao telefone, consegui apenas o n.º de protocolo. Mamãe, senhora de 80 anos, terá de aguardar 96h para que verifiquem a viabilidade da instalação. Pedi cancelamento, mas disseram que há ?cláusula de fidelidade?. Pago a multa ou minha mãe deve esperar 96 horas para ver se há possibilidade de instalação?LUIZ SÉRGIO STEINECKEJardim PaulistaA NET responde:"Contatamos d. Aurora, titular, no dia 29/5, e informamos os pacotes de programação. Marcamos a instalação no novo endereço para o dia 30/5."O leitor comenta:A resposta não está muito correta. A instalação foi feita, mas mamãe perdeu o direito ao 3.º ponto adicional de graça que tinha no imóvel anterior, previsto no contrato que a NET disse que não poderia rescindir ou eu teria de pagar multa. Mas a NET o modificou sem direito a indenização e sem permitir que a cliente pudesse cancelá-lo, para procurar outra operadora.No dia 28/1, pedi cancelamento da Sky porque iria mudar de casa, e no novo condomínio não há esse serviço (confirmado pela área técnica). O sinal da SKY foi cortado em 1/2, quando desliguei o receptor e assinei documento cancelando a assinatura. Só que agora em abril recebi conta de março de um plano que não pedi. Em 3/5 enviei carta à direção da empresa, com recebimento confirmado, mas dias depois ligaram de uma empresa de cobrança ameaçando protestar títulos e mandar o meu nome para a Serasa (carta de 10/5).SHIGUEFUMI HASSUIVila LeopoldinaA Sky responde:"A empresa contatou o leitor em 15/5 e esclareceu que a assinatura está cancelada, sem débitos pendentes. Pedimos que ele desconsidere a fatura de maio. Os equipamentos serão retirados de sua casa em até 30 dias (resp. de 19/5)."O leitor comenta:"Graças à intervenção d?O Estado de S. Paulo e desta coluna, a Sky cancelou a assinatura e as contas enviadas foram desconsideradas. Mas a empresa ainda não enviou a prometida carta confirmando o cancelamento (carta de 20/5).Seus direitosENDEREÇOAvenida Engº Caetano Alvares, 55, 6º andar, CEP 02598-900, São Paulo/SP FAXFax (011) 3856-4590E-MAILconsumidor.estado@grupoestado.com.brEste espaço é aberto a reclamações de consumidores que se sintam prejudicados ou tenham dúvidas ref. às suas relações com empresasAs reclamações devem ser endereçadas à coluna Seus Direitos, a/c de CECILIA THOMPSON, com nome, endereço, RG e telefone, podendo ser resumidas a critério do jornal. Reclamações sem esses dados não serão consideradas. Todas serão enviadas às empresas, que terão 15 dias para responder

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.