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Shopping lembra a 25 de Março

Euforia com as compras de fim de ano tomou conta tanto da nova classe média quanto dos mais ricos

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Por Redação
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O maior Natal da década, que deve movimentar neste mês cerca de R$ 96 bilhões no comércio varejista, está sendo sustentado tanto pela nova classe média brasileira como pelos mais ricos."As pessoas estão deslumbradas neste fim de ano. Isso está ocorrendo com os pobres e com os ricos. Todos estão gastando mais", resume Maria Cristina Kantor, que atua na área de vendas e que ontem à tarde foi às compras com a filha Ana Luiza Kantor, administradora de empresas.Segundo Maria Cristina, o fato de as pessoas estarem ganhando mais está incentivando um consumo desenfreado. Na sua opinião, isso deverá resultar em aumento dos níveis de inadimplência no ano que vem, quando o novo governo da presidente Dilma Rousseff tomar as rédeas da situação.Esse clima de euforia de consumo é facilmente visível nos shoppings e nas ruas de comércio sofisticado da cidade. Durante o fim de semana, o desfile de sacolas de presentes foi intenso tanto na rua Oscar Freire, nos Jardins, como nos shoppings.No Center Norte, por exemplo, quase 122 mil pessoas transitaram pelo shopping no sábado e mais 101 mil até o início da noite de ontem. O fluxo de pessoas era tão intenso que, em alguns momentos, especialmente nas redondezas das lojas de brinquedos e calçados, a impressão que se tinha era de estar numa das grandes ruas de comércio, como a 25 de Março. Mas o gasto do clientes está longe desse perfil. Segundo dados da administração do centro de compras, o desembolso médio do consumidor neste mês já cresceu 25% em relação a dezembro do ano passado, de R$ 120 para R$ 150, e o faturamento superou em 18% o registrado em igual período de 2009.As irmãs Giovana e Gisele Paccini foram ao shopping no sábado e ajudaram a engrossar as estatísticas de vendas. Segundo elas, a intenção era comprar itens de vestuário para dar de presente para a família. "Não resisti e acabei levando uma sandália para mim", contou Gisele, exibindo a primeira compra do dia. Ela notou um aumento de cerca de 20% nos preços dos calçados em relação ao Natal do ano passado.A empresária Arlete Faquinetti Cellamare, acompanhada do filho Carlo, que estava com a namorada Ana Paula Marconi, aproveitou o sábado para comprar os presentes para a família e também optou por artigos de vestuário. "Faz três meses que renovei os eletrodomésticos e eletrônicos da casa. Troquei a geladeira, a TV e o forno de microondas. Agora tenho de comprar um rack novo para colocar a nova TV de LED de 42 polegadas", contou Arlete.Gasto maior. Com presentes para familiares e amigos, o empresário Nelson Scalese aumentou os gastos neste Natal, de R$ 3 mil no ano passado para algo em torno de R$ 5 mil neste ano e optou por comprar roupas e pagar com cartão de crédito."O consumo está demais", disse. "E o mercado está muito bom", acrescentou, fazendo referência às recentes medidas do Banco Central que, segundo ele, foram acertadas para tirar o impulso das compras.

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