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Shoppings estimam vendas até 12% maiores no Natal

Por Pedro Henrique França
Atualização:

Faltando pouco mais de 20 dias para o Natal e com a entrada do mês de dezembro, época em que os shoppings ficam mais cheios, os lojistas já sinalizam relevante otimismo com os ganhos para a data comemorativa neste ano. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a expectativa por parte deles é de que as vendas neste final de 2007 cresçam entre 10% a 12% em relação aos resultados obtidos no mesmo período do ano passado. Na avaliação dos lojistas, os principais fatores para este avanço são o cenário positivo da economia brasileira e o crescimento do número de lojas em operação hoje nos shoppings do País. O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, acredita que o hábito de presentear nesta época de Natal será reforçado com os bons dados econômicos, como a inflação controlada, o crédito "farto" e com prestações longas, as baixas taxas de juros, o aumento da renda, a ampliação do emprego formal, além da desvalorização do dólar ante o real. Entre as grandes redes de lojas, o otimismo para as vendas de Natal é ainda maior. De acordo com levantamento realizado entre os membros do Conselho de Desenvolvimento Estratégico (CDE) da Alshop, as grandes redes projetam alta, em média, de 15,8%. Estas lojas, entretanto, representam cerca de 30% do total. Os outros 70%, formado por pequenos e médios lojistas, estimam crescimento menor - de 5% a 7% -, o que puxa o resultado para 10% a 12%, em média. Emprego O presidente da Alshop destacou ainda o incremento no número de vagas temporárias nas lojas de shoppings neste final de ano. De acordo com Sahyoun, o Natal de 2007 teve acréscimo de 10% na quantidade de empregos, com geração de 93 mil novas vagas, aproximadamente.

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