Felipe Rau/Estadão - 29/8/2019
Felipe Rau/Estadão - 29/8/2019

Sindicatos farão mutirão de emprego em São Paulo no dia 17 de setembro

Devem ser oferecidas 10 mil vagas, em áreas do comércio e de serviços; empresas estudam oferecer capacitação para os candidatos

Érika Motoda, O Estado de S.Paulo

30 de agosto de 2019 | 10h05
Atualizado 11 de setembro de 2019 | 11h33

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato dos Padeiros, está organizando um novo mutirão de emprego, com vagas na área de comércio e serviços, a ser realizado no Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo, no dia 17 de setembro.

A expectativa é oferecer 10 mil postos de trabalho, incluindo vagas temporárias de final de ano. Pelo menos 25 empresas devem participar, entre elas, redes de supermercados, varejo, açougue e telemarketing.

A expectativa é oferecer 10 mil postos de trabalho, incluindo vagas temporárias de final de ano. Pelo menos 25 empresas devem participar, entre elas, o Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Dia e Atento.

Grupo Pão de Açúcar

Vagas: Mil postos, incluindo cargos de jovem aprendiz e operador de caixa.

Onde: Unidades do Extra e Pão de Açúcar.

Pré-requisitos: Maior de 18 anos e ensino médio (mesmo que seja incompleto).

Carrefour

Vagas: Operador comercial (10 vagas), operador de atendimento I (50 vagas), operador de hipermercado (20 vagas), operador de hipermercado meio-período (50 vagas).

Pré-requisitos: Maior de 18 anos e ensino médio completo. 

Benefícios: Convênio médico e odontológico, seguro de vida, previdência privada, Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), vale transporte, refeição no local e parceria com instituições de ensino.

Dia

Vagas: Operador e gestor de loja.

Onde: local de trabalho será na capital paulista.

Pré-requisitos: Ensino fundamental para as vagas de operador de loja, e ensino médio ou cursando graduação para gestor.

Atento (telemarketing)

Vagas: Teleoperador nas áreas de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), vendas, cobrança e suporte técnico. São 800 vagas.

Onde: Os contratados trabalharão distribuídos nas unidades de Santana (R. Voluntários da Pátria, 300), Belém (R. Padre Adelino, 520), São Bento (R. Líbero Badaró, 633), República (Praça da República, 295), Zona Sul (Av. das Nações Unidas, 19.847) e Itaquera (Av. Jean Khoury Farah, 450). 

Pré-requisitos: Ensino Médio completo, boa escrita, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática.

Capacitação

No último mutirão, realizado em março, 15 mil candidatos formaram uma extensa fila no Sindicato dos Comerciários. Porém, somente metade das vagas foi preenchida, segundo a UGT, porque os candidatos não conseguiram cumprir as exigências de qualificação, como ensino médio completo e noções de informática.

Instituições como Senai, Senac e Centro Paula Souza oferecem cursos de capacitação prévio para candidatos a vagas nessas áreas. A novidade deste mutirão é que algumas empresas também devem promover a qualificação dos selecionados.

Algumas das empresas também participarão da inclusão digital dos trabalhadores. É o caso do GPA, que no dia do mutirão auxiliará aqueles que não possuem um e-mail a criar o endereço eletrônico, além de disponibilizar um fotógrafo para que os candidatos usem a foto em cadastros online ou currículo impresso. 

Quais documentos o candidato a uma vaga deve levar

  • Documento de identidade (RG ou CNH)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Currículo profissional

Dia, horário e local

Dia: 17 de setembro de 2019.

Horário: A partir das 9 horas.

Endereço: Sindicato dos Comerciários. Rua Formosa, 99 (próximo ao metrô Anhangabaú, linha 3 vermelha do metrô).

Como montar um currículo?

Para Entender

Seguro-desemprego 2019: saiba quem tem direito, quais as regras e como sacar o benefício

Valores e números de parcelas variam de acordo com o salário e tempo de trabalho

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.