Site da Anatel vai listar planos de empresas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ontem que vai publicar em sua página na internet os planos de investimentos das operadoras de telefonia móvel para os próximos dois anos, de acordo com o superintendente de serviços privados do órgão, Bruno Ramos.

BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

27 de julho de 2012 | 03h09

Segundo ele, esses planos que estão sendo avaliados pela agência podem incluir tópicos sobre o compartilhamento das redes.

"A ideia é trabalharmos numa planilha que seja fácil para que a população também acompanhe os planos das empresas, com pontos de monitoramento durante os próximos dois anos. As pessoas poderão ver se as companhias estão cumprindo ou não os cronogramas traçados", disse Ramos após reunião com executivos da Vivo. "Vai haver aumento de investimentos no Brasil e a Anatel vai explicitar exatamente isso para cada empresa."

No entanto, a Anatel também voltou a receber cobranças da empresa por conta das legislações municipais que atrapalham a instalação de antenas multiplicadoras de sinal de celular.

"O tráfego de dados tem crescido muito por conta de novas aplicações de vídeos e uso de redes sociais. A sociedade tem que ter consciência de que as empresas estão fazendo esforços, mas é preciso que municipalidades se alinhem nessa empreitada para que a qualidade seja melhorada", afirmou o presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente.

Segundo ele, as companhias já usam "intensamente" o compartilhamento de infraestrutura, mas ainda é preciso ampliar o número de torres e estações rádio base (ERBs) para a melhoria dos serviços prestados. / E.R.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.