Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Só 3 setores respondem por 92% das vendas, atesta CNI

O crescimento nas vendas da indústria está bastante concentrado em alguns poucos setores: alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e metalurgia básica, segundo o economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Mol. "Apenas esses três setores respondem por 92% das vendas. Ressalta-se que outros 13 setores registraram aumento nas vendas, porém com baixíssima contribuição no índice total", disse Mol. "O ideal seria que o crescimento fosse disseminado por todos os setores. Isto não ocorre, pela valorização do real que torna a produção brasileira menos competitiva no exterior e o produto importado mais competitivo no Brasil", disse. Segundo ele esse padrão de concentração, embora em níveis um pouco menores, mas ainda um pouco elevados, se repete em outros indicadores industriais, como horas trabalhadas (que é o que mais se aproxima da produção industrial divulgada pelo IBGE), pessoal empregado e remunerações pagas. "O lado menos positivo do desempenho das vendas em 2007 é que está muito concentrado. Ao contrário de 2004, quando esse crescimento foi bastante disseminado", disse Mol.

FABIO GRANER, Agencia Estado

03 de setembro de 2007 | 12h58

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.