Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Sondagem da CNI indica sexta queda da produção industrial

A indústria brasileira continua produzindo abaixo do seu ritmo usual. Sondagem feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que a produção em fevereiro ficou abaixo do que é considerado normal para o período. O índice que mede o nível de produção marcou 46,5 pontos. É o sexto mês consecutivo que o indicador fica abaixo dos 50 pontos, o que representa problemas para o setor. Em janeiro, eram 45 pontos.

AYR ALISKI / BRASÍLIA, O Estado de S.Paulo

22 de março de 2012 | 03h03

Segundo a CNI, em uma escala de zero a cem, os valores acima de 50 indicam aumento da atividade, do emprego, acúmulo de estoques indesejados e nível de Utilização de Capacidade Instalada (UCI) acima do usual.

A sondagem mostra que o índice de evolução do emprego alcançou 48,3 pontos em fevereiro, ante 47,1 pontos em janeiro. O nível de uso das máquinas instaladas nas fábricas foi de 71%, um pouco melhor que em janeiro, quando ficou em 69%. O porcentual ficou abaixo do verificado em fevereiro do ano passado, 72%.

A sondagem mostra ainda que o índice que mede o volume de estoque em relação ao planejado marcou 52,1 pontos em fevereiro, o que significa quantidade maior do que era programado.

Em relação aos próximos seis meses, a indústria tem boas expectativas. O índice de projeções em relação à demanda alcançou 60,4 pontos e o de exportações marcou 51,2 pontos. Quanto à expectativa de compra de matéria-prima, o indicador de março chegou a 57,5 pontos; e o de número de empregados, a 53,3 pontos. Todos na faixa de expectativas positivas.

O economista da CNI Marcelo Azevedo explica que a confiança cresceu por causa das medidas do governo para tentar reduzir a valorização cambial e pela redução da taxa de juros. "De qualquer forma, essa retomada da atividade industrial, que provavelmente começará no segundo trimestre, deve ser lenta."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.