Sony lança console PlayStation Vita no Japão

Milhares de jogadores formaram filas em frente às lojas desde a madrugada

Agências

17 de dezembro de 2011 | 14h34

 

TÓQUIO - As vendas do aguardado console de videogames PlayStation Vita, da Sony, começaram neste sábado, 17, no Japão, com milhares de jogadores entusiastas do produto formando filas na frente das lojas desde a madrugada para estarem entre os primeiros que comprariam o equipamento.

A Sony Computer Entertainment projetou vendas fortes para o produto, embora o lançamento seja tardio para alguns consumidores que se prepararam para o Natal. O êxito na estreia pode ajudar a companhia a compensar os demais problemas em suas operações.

A companhia projetou um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão para este ano fiscal que será encerrado em março de 2012, o que corresponderá ao quarto ano consecutivo de resultados negativos.

O aparato - um console portátil tátil e com sensores de movimento - é considerado o sucessor do PlayStation Portátil. Os jogadores podem se conectar por meio de redes celulares ou redes Wi-Fi, além do produto ser equipado com a tecnologia de GPS.

Para a Sony, o Vita é seu principal lançamento desde a estreia do console PlayStation 3 há cinco anos. O aparato vem acompanhado de mais de 20 novos softwares.

O Vita tem câmeras frontal e traseira, uma tela touchscreen frontal de cinco polegadas e um painel traseiro também tátil, além de dois joysticks. O equipamento permite que os jogadores joguem entre si usando consoles PlayStation 3 por meio da PlayStation Network na internet, um sistema que foi afetado por um ataque cibernético neste ano.

O lançamento do Vita intensificará a competição com a Nintendo e seu console Nintendo 3DS, cuja estreia foi decepcionante a despeito dos esforços da companhia para promover a sua tecnologia 3D. Muitos críticos se queixaram da falta de jogos para o console e a Nintendo reduziu o preço do equipamento depois de seis meses do lançamento.

As companhias de games enfrentam cada vez mais a popularidade de telefones multiúsos e tablets, com os quais é possível acessar jogos simples e de sucesso, como o "Angry Birds". A venda do PS Vita começará na América do Norte e na Europa em 22 de fevereiro. (AE-AP)

Tudo o que sabemos sobre:
SonyPlaystationlançamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.