PUBLICIDADE

Sorocaba ganha três shoppings em dois meses

Foto do author José Maria Tomazela
Por José Maria Tomazela
Atualização:

Em menos de dois meses, três novos shoppings foram inaugurados em Sorocaba, acrescentando 743 lojas ao comércio local. O número corresponde a 8% do total de centros de compra construídos no Brasil em 2013, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O investimento somado atingiu R$ 1,05 bilhão e foram criados quase cinco mil empregos. A cidade do interior do estado de São Paulo passou a ter sete shoppings, número que vai subir com a inauguração do Tangará Sorocaba - as obras serão concluídas até o final de 2014.Inaugurado na última quinta-feira, 21, na região central da cidade, o Pátio Cianê é um dos primeiros shoppings construídos em área tombada pelo patrimônio histórico. O empreendimento, com 207 lojas e 27 mil m² de área construída, ocupa os prédios restaurados de duas fábricas de tecidos históricas - a Nossa Senhora da Ponte, construída em 1881, e a Santo Antonio, de 1913 -, marcos da indústria têxtil no interior de São Paulo.As fachadas dos prédios em tijolos aparentes, que tornaram Sorocaba conhecida como a Manchester Paulista, pela similaridade com a inglesa Manchester em seu processo de industrialização, foram restauradas e preservadas. O conjunto contrapõe linhas modernas e arrojadas com a estrutura centenária das antigas tecelagens. As empresas Saphyr e Hemisfério Sul Investimentos (HSI) aplicaram R$ 360 milhões no empreendimento.O Shopping Iguatemi foi inaugurado no último dia 14, com 206 lojas em área de 40 mil m². Com a fusão com o shopping Esplanada, que já existia, passou a chamar-se Iguatemi Esplanada, tornando-se o maior empreendimento do grupo Iguatemi Empresa de Shopping Centers, com mais de 400 lojas. Os dois shoppings estão interligados por passarelas. O investimento somou R$ 360 milhões.O shopping Cidade Sorocaba, inaugurado no dia 26 de setembro, tem 330 lojas em seis pavimentos com área total de 60 mil m². É o primeiro grande shopping construído na zona Norte, a região que mais cresce em Sorocaba, e focado nas classes C e B. Os grupos Comask, Factual, Tacta, AD Shopping, W3R e AG Empreendimentos investiram R$ 330 milhões no projeto.Os novos empreendimentos atendem uma população regional de dois milhões de pessoas. Em todo o Brasil, segundo a Abrasce, deve chegar a 38 o número de shopping centers abertos ao público em 2013.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.