Sucesso da Cyrela mora na diferenciação de produtos

Com a nova marca Living, empresa agora mira nos econômicos

O Estadao de S.Paulo

27 de junho de 2008 | 00h00

Primeiro lugar pela sétima vez consecutiva na categoria incorporação do prêmio Top Imobiliário, a Cyrela Brazil Realty atribui seu sucesso à capacidade de acompanhar os movimentos do mercado. "Nosso mercado tem se mostrado cada vez mais competitivo. E nosso crescimento está amparado em dois pilares: a criação de novas alternativas de terrenos em toda a Grande São Paulo e a diferenciação de produtos, cada vez mais adequados aos terrenos", revela Ubirajara Spessoto, diretor-geral da Cyrela em São Paulo.Em 2007, a incorporadora lançou 18,92 empreendimentos na Região Metropolitana de São Paulo, num total de 4.296 unidades residenciais. O Valor Geral de Vendas (VGV) lançado alcançou os US $ 740 milhões. O resultado final dessas cifras foi traduzido no faturamento de R$ 1,707 bilhão e no lucro líquido de R$ 422 milhões no ano. Uma das estratégias da Cyrela durante o ano foi a atuação em vários segmentos. A incorporadora e construtora que antes era focada no alto padrão criou, no fim de 2006, a marca Living para atuar também nos segmentos econômico e supereconômico, cuja demanda começou a crescer fortemente com as mudanças recentes nas condições de crédito. LIVINGPara atender a esse público, a Living passou a oferecer uma linha de produtos residenciais cujos preços vão de R$ 55 mil a R$ 200 mil. Essas unidades surgem em bairros como Vila Prudente, na zona leste, e Pirituba, na zona oeste, ou em cidades como Diadema e Guarulhos, na Grande São Paulo. O resultado da estratégia já foi bastante significativo em 2007, quando a participação da marca foi de 16% do Valor Geral de Vendas (VGV) lançado pela Cyrela. "Para 2008, a Cyrela prevê que o VGV lançado pela Living chegue a 25%", prevê Spessoto.O ritmo de crescimento das operações de financiamento imobiliário também impulsiona os negócios da empresa, segundo Spessoto: "Crédito de longo prazo e taxas de juros na faixa de 9% ao ano mais Taxa Referencial (TR) viabilizaram empreendimentos Living do segmento econômico. Para o segmento supereconômico, os juros devem baixar ainda mais."A empresa foi a primeira do setor a ofertar ações na bolsa, em setembro de 2005. Como resultado da captação de recursos promovida pela abertura de capital, a Cyrela tem expandido sua área de atuação. "Hoje a Cyrela está presente em 17 estados e 55 cidades do Brasil." Os recursos permitiram que a empresa criasse um vasto estoque de terrenos para a construção de novos empreendimentos. Recentemente, a empresa adquiriu a Agra, outra vencedora do Top.Como o foco de atuação da Cyrela é a incorporação imobiliária - a construção pode ou não ser executada pela empresa -, a incorporadora procura fazer parcerias locais nos novos mercados onde tem chegado. "Nossa estratégia de crescimento prevê associações pontuais com terceiros." NÚMEROS18,92 lançamentosFoi o número total de empreendimentos colocados à venda pela Cyrela, na Região Metropolitana de São Paulo, em 2007. Ao todo, foram lançadas 4.296 unidades831.336 m²Foi a área total incorporada pela empresa, o que representa 57 blocos de apartamentos a mais na Região Metropolitana de SP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.