Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Tenha acesso ilimitado
por R$0,30/dia!
(no plano anual de R$ 99,90)
R$ 0,30/DIA ASSINAR
No plano anual de R$ 99,90

Super Homem  tem super lucro com filme super cheio de merchandising

Aantes mesmo da estreia no cinema, nova adaptação da história em quadrinhos arrecada US$ 170 milhões

Economia & Negócios,

10 de junho de 2013 | 10h12

 

SÃO PAULO - O Super Homem sempre fugiu da pedra verde criptonita, seu ponto fraco, mas o lançamento de mais um filme da série comprova que as cédulas verdinhas de dólares são o seu ponto forte.

O filme Homem de Aço chega aos cinemas nos próximos meses já arrecadou US$ 170 milhões (o equivalente a R$ 362 milhões) apenas em contratos para licenciamentos de produtos, informou o jornal britânico The Independent.

A arrecadação com licenciamentos já cobriu três quartos do custo de produção de US$ 225 milhões (R$ 479 milhões). O ator britânico Henry Cavill viverá Clark Kent na nova adaptação da história em quadrinhos para o cinema.

Os produtos licenciados vão de uma coleção óculos de Clark Kent a um novo telefone celular Nokia, entre muitos outros que aparecem no filme em super mensagens subliminares de consumo.

Assim como James Bond divulga marcas quando dirige um Aston Martin, consulta um relógio Omega ou pede um Martini com vodka, o Super Homem também vai usar a estratégia de expor produtos que podem dar super lucros para os produtores.

E o interesse de fabricantes pela associação com o Homem de Aço foi tão grande que a Warner Bros já tem quase 100 parceiros promocionais confirmados.

"Cada vez mais empresas estão buscando a indústria cinematográfica para promover suas marcas, com publicidade integrada nos filmes de sucesso", disse Ryan Newey, da agência de publicidade Fold7. "As marcas fazem parte da nossa rotina, com cerca de cinco mil mensagens por dia. Um filme sem tantas marcas não seria real", argumenta.

Alguns fãs questionam se um herói de vida limpa e alma pura deve ser associado a produtos como um super cheeseburger com bacon, como aparece no filme. "O que é isso? Superman promovendo fast food, aspartame e alimentos geneticamente modificados?", escreveu um fã na página do filme no Facebook.

 

 

Homem de Aço (Man of Steel, em inglês) é dirigido por Zack Snyder e será o sexto filme sobre o super herói. Adaptado pela primeira vez para os cinemas em 1978, quarenta anos após a criação da história em quadrinhos pelos americanos Jerry Siegel e Joe Schuster, Super-Homem: O Filme era protagonizado por Christopher Reeve - eternizado pelo papel que viveu nos outros quatro filmes seguintes da franquia - e roteirizado por Mario Puzo (de O Poderoso Chefão).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.