Superávit comercial da Alemanha sobe em setembro

A Alemanha reportou um superávit comercial acima do esperado para setembro, fornecendo mais munição aos críticos que dizem que o governo alemão está fazendo pouco para transformar o modelo baseado nas exportações em uma economia mais direcionada pela demanda interna.

AE, Agencia Estado

08 de novembro de 2013 | 07h01

A balança comercial ajustada por efeitos de calendário subiu para 18,8 bilhões de euros (US$ 25,2 bilhões) em setembro, de um número revisado de 15,8 bilhões de euros em agosto e de 16,5 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior. A previsão de economistas era de um superávit de 16,0 bilhões de euros.

As exportações cresceram pelo segundo mês consecutivo, segundo publicado pelo departamento federal de estatísticas da Alemanha. As exportações de bens subiram 1,9%, enquanto as importações, em termos ajustados, caíram 1,9%.

No acumulado do ano, as exportações registram queda de 0,9%, com uma piora de 2,0% na zona do euro.

O superávit em conta corrente da Alemanha também superou as expectativas em setembro. Segundo números sem ajustes, a conta subiu para 19,7 bilhões de euros no mês, de 10,1 bilhões de euros em agosto e acima da projeção de 15,0 bilhões de euros. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Alemanhabalança comercial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.