Superávit comercial da zona do euro aumenta em maio

O superávit comercial da zona do euro cresceu em maio na comparação anual, em um sinal de que o comércio deu uma contribuição positiva para o crescimento econômico no segundo trimestre, mostraram nesta quarta-feira dados da Agência de Estatísticas da União Europeia.

REUTERS

16 de julho de 2014 | 08h57

O superávit comercial externo nos 18 países que compartilham o euro, não ajustado para variações sazonais, foi de 15,4 bilhões de euros (20,87 bilhões de dólares) em maio, ante 14,6 bilhões de euros no mesmo período de 2013.

Analistas consultados pela Reuters esperavam um superávit de 16,5 bilhões de euros em comparação com o superávit de 15,7 bilhões em abril divulgado originalmente, que foi revisado para 15,4 bilhões de euros.

A recuperação econômica da zona do euro, que conta bastante com as exportações, é sensível a variações na demanda por bens da região e a relativa força do euro não tem facilitado a vida dos exportadores.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou na segunda-feira que qualquer apreciação da moeda única pode afetar a recuperação.

(Reportagem de Martin Santa)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROEUROBALANCA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.