Superávit comercial da zona do euro sobe em julho por exportações

finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Superávit comercial da zona do euro sobe em julho por exportações

Na comparação anual, as vendas aumentaram 3%, enquanto as importações aumentaram apenas 1%

REUTERS

15 de setembro de 2014 | 07h39

O superávit comercial da zona do euro aumentou em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior, uma vez que as exportações cresceram mais rapidamente do que as importações, indicando contribuição positiva para o crescimento econômico no início do terceiro trimestre, de acordo com dados da agência de estatísticas da União Europeia.

A Eurostat informou que o superávit comercial externo não ajustado sazonalmente dos 18 países que usam o euro atingiu 21,2 bilhões de euros (27,39 bilhões de dólares) em julho, contra 18,0 bilhões de euros em julho de 2013. As exportações cresceram 3 por cento na comparação anual enquanto as importações aumentaram apenas 1 por cento.

Entretanto, ajustadas às variações sazonais e na comparação mensal, as exportações caíram 0,2 por cento em julho contra junho e as importações subiram 0,9 por cento.

O superávit da balança comercial ajustada sazonalmente atingiu 12,2 bilhões de euros, contra 13,8 bilhões em junho e 15,2 bilhões em maio.

Não foram divulgados detalhes da balança de julho ainda, mas a Eurostat informou que nos seis primeiros meses do ano o déficit comercial da zona do euro em energia diminuiu para 144,9 bilhões de euros, contra 157,8 bilhões nos seis primeiros meses de 2013.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROEUROBALANCA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.