Superávit em conta corrente da z.euro sobe em agosto

O superávit em conta corrente da zona do euro aumentou em agosto ante julho, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE, na sigla em inglês).

AE, Agencia Estado

17 de outubro de 2013 | 06h14

O saldo em conta corrente, uma medida ampla da posição financeira internacional de uma economia, teve um superávit de 17,4 bilhões de euros (US$ 23,5 bilhões) em agosto, após um superávit de 15,5 bilhões de euros em julho.

O superávit do bloco no comércio de bens subiu para 14,7 bilhões de euros em agosto, de 11,1 bilhões de euros em julho, sugerindo que a zona euro continua a exportar mais do que importa. Economias mais fracas da zona do euro têm se voltado para os mercados de exportação para expandir, tendo em vista que as medidas de austeridade têm pressionado as importações.

Na quarta-feira, a agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, mostrou um superávit comercial em crescimento na zona euro neste ano, ajudado pelo aumento das exportações e queda nas importações no sul da Europa.

O déficit comercial da Espanha caiu para 6,9 bilhões de euros entre janeiro e julho contra um déficit de 21 bilhões de euros no período correspondente de 2012. A Itália registrou superávit de 18,3 bilhões de euros, em comparação com 4,1 bilhões de euros um ano antes.

As melhores posições comerciais das nações do sul da Europa indicam, em parte, que elas estão se tornando mais competitivas.

Em agosto, o superávit de serviços diminuiu para 7,7 bilhões de euros, enquanto o superávit para a renda aumentou para 4,8 bilhões de euros. O déficit de transferências correntes aumentou para 9,7 bilhões de euros. Os dados são ajustados por efeitos sazonais e levam em consideração o número de dias úteis de cada mês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ZONA DO EUROCONTA CORRENTE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.