Superávit orçamentário da Grécia quase dobra em janeiro

A Grécia quase dobrou seu superávit orçamentário em janeiro ante igual mês do ano passado, mas o resultado ficou abaixo da meta do governo por causa de receitas abaixo do esperado, informou o ministério de Finanças do país.

Agencia Estado

11 de fevereiro de 2014 | 10h34

Dados publicados nesta terça-feira mostram que o superávit primário do governo central - que não considera pagamentos de dívida - ficou em 811 milhões de euros (US$ 1,1 bilhão) no mês passado, correspondendo a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta para janeiro, porém, era de 955 milhões de euros. No primeiro mês de 2012, o superávit orçamentário da Grécia foi de 415 milhões de euros.

A receita de janeiro também decepcionou, totalizando 4,4 bilhões de euros, ante meta de 4,8 bilhões de euros. Já os investimentos superaram a expectativa e atingiram 3,8 bilhões de euros.

Em 2013, a Grécia registrou seu primeiro superávit primário em uma década, cumprindo um ano antes do previsto uma condição fundamental de seu atual programa de ajuda com credores internacionais.

Desde 2010, a Grécia já recebeu dois grandes pacotes de resgate de seus parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Gréciaorçamentosuperávitmeta

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.