Divulgação
Divulgação

Supercamisinha será produzida com material mais resistente do mundo

Fundação Bill e Meninda Gates doa US$ 100 mi para centro de pesquisas desenvolver preservativo mais fino e seguro com material mais resistente já descoberto

22 de novembro de 2013 | 13h47

SÃO PAULO - A Fundação Bill e Melinda Gates está destinando US$ 100 mil a Cientistas da Universidade de Manchester para desenvolverem uma camisinha a partir do grafeno, o material mais resistente já descoberto pelos cientistas.

O grafeno foi isolado pela universidade em 2004 e tem sido mais frequentemente associado a produtos que estão revolucionando a indústria de smartphones e de banda larga.

Agora o material está sendo misturado com o látex usado na fabricação de preservativos para o desenvolvimento de uma super camisinha, mais fina e segura.

O objetivo da Fundação criada pelo fundador da Microsoft Bill Gates é o de lançar no mercado uma camisinha tão fina e segura que sirva de incentivo para a prática do sexo seguro no mundo inteiro, especialmente nos países pobres, com maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis.

O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante. O grafeno de alta qualidade é muito resistente, leve e quase transparente.

É o material mais forte já descoberto, e consiste em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões.

A descoberta do novo material rendeu o  Prêmio Nobel de Física em 2010 aos cientistas Andre Geim e Kostya Novoselov.

O diretor sênior da equipe de HIV na fundação Bill e Melinda Gates, Papa Salif Sow, disse que a super camisinha será uma arma poderosa na luta contra a pobreza.

"Atualmente, as pessoas imaginam usando grafeno em telas de celulares, embalagens de alimentos e sensores químicos, mas se esse projeto for bem sucedido poderemos ter um produto que irá literalmente mudar nossa vida cotidiana, da forma mais íntima", disse o diretor.

O Instituto Nacional do grafeno da Universidade de Manchester está sendo estabelecido com doações do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Tudo o que sabemos sobre:
Bill Gatescamisinha

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.