
28 de julho de 2011 | 11h38
A entidade, em parceria com a Nielsen, informou ainda que entre janeiro e junho as vendas medidas em volume cresceram 3,4 por cento em relação à primeira metade de 2010. O resultado foi puxado por bebidas alcoólicas, cujas vendas aumentaram 8,5 por cento no período, e por produtos perecíveis, que tiveram alta de 6,4 por cento.
A performance do primeiro semestre ficou levemente superior à previsão da Abras para o fechado de 2011, de crescimento de 4 por cento nas vendas dos supermercados.
Considerando apenas junho, as vendas reais do setor cresceram 2,75 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, mas recuaram 2,64 por cento na comparação com maio.
A Abras apresentou ainda os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos e calculada pela GfK, que em junho diminuiu 0,18 por cento sobre o mês imediatamente anterior. Na comparação anual, o valor da cesta subiu 8,46 por cento, atingindo 299,24 reais no mês passado.
Os produtos com maiores altas em junho sobre maio foram tomate (+9,01 por cento), cebola (+4,02 por cento) e café torrado (+3,81 por cento), enquanto as maiores quedas foram batata (-15,14 por cento), frango congelado (-5,75 por cento) e sal (-2,13 por cento).
(Por Vivian Pereira)
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