PUBLICIDADE

Suposto cartel de estacionamento em SP é alvo do Cade

Segundo o órgão, há indícios de que seis empresas e 17 pessoas físicas teriam se coordenado para fixar preços e repartir os clientes

Por Nivaldo Souza
Atualização:
Estacionamentos teriam combinado preços Foto: Freeimages

Um suposto cartel de operação e exploração comercial de estacionamentos em São Paulo será alvo de uma investigação conduzida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Superintendência Geral do órgão regulador da concorrência pediu a abertura de apuração nesta quinta-feira, 11. "Há indícios de que seis empresas e 17 pessoas físicas teriam trocado informações e se coordenado para fixar preços e dividir clientes no mercado de serviços de estacionamentos", disse o Cade.

PUBLICIDADE

Além disso, as empresas teriam tentado "obter vantagens" apresentando propostas de cobertura em concorrências privadas de serviços de estacionamento, simulando uma competição entre elas. Esse tipo de triangulação ocorre, de acordo com o Cade, "quando há acerto de que uma das companhias ofertará valor superior para propositadamente não vencer uma concorrência". 

O esquema teria ocorrido entre 2010 e 2011. As provas do esquema foram obtidas em abril de 2012 em uma das empresas, após operação de busca e apreensão. "Com a instauração do processo administrativo, os acusados serão notificados para apresentarem suas defesas. Ao final da instrução processual, a Superintendência Geral do Cade opinará pela condenação ou pelo arquivamento do processo e remeterá o caso para julgamento pelo Tribunal Administrativo do Cade, responsável pela decisão final", indicou o órgão federal. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.