PUBLICIDADE

TAM mantém liderança no segmento corporativo no 1º semestre

Em segundo lugar está a Gol, com 30,4%, seguida pela Azul, com 11,5%, e a Trip, 7,5%

Por Silvana Mautone e da Agência Estado
Atualização:

SÃO PAULO - A TAM manteve a liderança no segmento de viagens corporativas no mercado doméstico, com participação de 40% no primeiro semestre deste ano. Em segundo lugar está a Gol, com 30,4%, seguida pela Azul, com 11,5%, e a Trip, 7,5%. As duas últimas anunciaram no fim de maio sua fusão. A Avianca tem 5,8% do mercado. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

PUBLICIDADE

Segundo a entidade, as vendas de passagens nacionais pelos associados nos primeiros seis meses deste ano movimentaram R$ 2,275 bilhões, 38% a mais do que no mesmo período de 2011. As vendas da TAM somaram R$ 909,4 milhões, volume 24% superior ao do primeiro semestre do ano passado. As da Gol totalizaram R$ 691,9 milhões, um avanço de 21%. No caso da Azul, as vendas somaram R$ 261,3 milhões, 89% acima das registradas no primeiro semestre de 2011. As vendas da Trip somaram R$ 171 milhões e cresceram 153% no período, enquanto as da Avianca totalizaram R$ 133,2 milhões, uma alta de 117%.

Com relação às vendas de passagens internacionais para o mercado corporativo, elas somaram no primeiro semestre deste ano R$ 1,569 bilhão, 27% a mais do que no mesmo período de 2011. A maior participação de mercado também é da TAM, com 18,50%. Em segundo lugar está a American Airlines, com 11,5%, seguida pela Air France/KLM, com 9,30%, a United/Continental, com 7,90%, e a Lufthansa/Swiss, com 7,80%. A Gol detém apenas 1,10% desse mercado.

As passagens vendidas para o mercado corporativo são as mais rentáveis para as companhias aéreas.

Aluguel de veículos

A Localiza mantém a liderança absoluta no mercado de aluguel de veículos para o mercado corporativo no Brasil. Segundo a Abracorp, a Localiza respondeu por 59,1% do mercado no primeiro semestre, seguida pela Hertz, com 15,3%, a Unidas e a Landauto empatadas, com 4,3%, e a Avis, com 1,1%.

A receita obtida pela Localiza nesse segmento de janeiro a junho somou R$ 51,6 milhões, 23% acima da registrada no mesmo período do ano passado. No caso da Hertz, somou 13,3 milhões, 17% a mais. A Landauto obteve R$ 3,7 milhões, 46% acima do montante do primeiro semestre de 2011, enquanto a receita da Unidas, também de 3,8 milhões, foi igual ao dos primeiros seis meses de 2011.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.