Tarifa teto de pedágio da BR-040 e BR-116 será maior

Embora a tarifa básica teto para os pedágios da BR-040 tenha um valor de referência de R$ 3,34257 fixada em 2007, esse patamar mínimo será maior no leilão marcado para 30 de janeiro de 2013, pois o cálculo será corrigido até o fim do próximo mês. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano a correção resultava em uma tarifa teto de R$ 4,34980.

EDUARDO RODRIGUES E WLADIMIR D'ANDRADE, Agencia Estado

21 de dezembro de 2012 | 11h44

Segundo dados adicionais divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nesta sexta-feira, também com base em valores de janeiro de 2012, a receita de pedágio estimada para o vencedor da BR-040 era de R$ 16,291 bilhões ao longo dos 25 anos de concessão. Os investimentos previstos na estrada estavam em R$ 6,676 bilhões e os custos operacionais eram de R$ 2,553 bilhões.

A mesma coisa ocorre com a BR-116, cujo valor de referência para a tarifa teto, de 2007, é de R$ 5,01834. Com a correção, esse patamar-limite já estava em R$ 6,53053 em janeiro deste ano e deve ser ainda maior na data do leilão.

As receitas de pedágio para a BR-116 foram estimadas em janeiro deste ano em R$ 13,427 bilhões. Os investimentos necessários foram calculados em R$ 5,038 bilhões e os custos operacionais, em R$ 2,314 bilhões. Ambas as rodovias devem ter uma taxa interna de retorno de 5,5% ao ano.

Garantia

A garantia de cumprimento da proposta das rodovias BR-040 e BR-116, presente nos editais divulgados nesta sexta-feira pela ANTT, tem valor mínimo de R$ 80 milhões. O prazo é de pelo menos 1 ano a partir da data para o recebimento dos envelopes.

O valor estimado do contrato da BR-116 é de R$ 10,318 bilhões e o da BR-040, de R$ 12,516 bilhões (ambos a preços de 2007). Serão concedidos à iniciativa privada um trecho de 816,7 quilômetros da BR-116 e 936,8 quilômetros da 040. O prazo de concessão é de 25 anos.

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