Telefone para guardar

Rose, sua secretária particular

O Estado de S.Paulo

25 de julho de 2012 | 03h09

Agenda tributária

7/8

SALÁRIOS

Não se esqueça! Trata-se do último dia para o pagamento dos salários do mês de julho deste ano. O empresário ainda precisa, no mesmo dia, recolher a contribuição para o FGTS e informar ao Ministério do Trabalho a relação de contratações e demissões.

PIS/PASEP FOLHA

E FATURAMENTO

Não se esqueça que esta data é a última para o empresário que pretende recolher a contribuição, referente ao faturamento de julho. A alíquota para Lucro Presumido é de 0,65%. No caso da Folha de Pagamento, é de 1%.

24/8

15/8

REGIME TRIBUTÁRIO DO SIMPLES (ICMS)

Último dia para o pagamento do ICMS devido pelas microempresas e empresas de pequeno porte que optaram pelo Simples Nacional. Trata-se da diferença de carga tributária na aquisição de produtos em outros estados.

COFINS FATURAMENTO

Empresário, o dia 24 de agosto também é a última data para quitar essa contribuição. E ela também refere-se ao faturamento obtido por você em julho. Para a modalidade Empresas em Geral, o código DARF é 2172. A alíquota, nesse caso específico, é de 3%.

24/8

Agenda de feiras e eventos

INSS

Empresário, não se esqueça que é preciso honrar com o desembolso à Previdência se você é contribuinte individual ou empregado doméstico. É o último dia para fazer o pagamento dessas despesas, que se referem à competência de julho deste ano.

15/8

24/8

COFINS NÃO

CUMULATIVO

Agenda cheia no dia 24, que também é a data final para o pagamento da contribuição não cumulativa. Lembre-se que a competência é julho, mas o código DARF muda para 5856. Da mesma forma, há alteração da alíquota: 7,6%.

IMPOSTO DE RENDA

DA PESSOA JURÍDICA

Último dia para o pagamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica desde que sua empresa tenha optado pelo Simples Nacional. Ele incide sobre os ganhos de capital (lucros) obtidos na alienação de ativos de julho.

REGIME TRIBUTÁRIO DO SIMPLES NACIONAL

O dia 20 é a última data para o pagamento unificado dos tributos devidos pelas microempresas e também pelas empresas de pequeno porte que fizeram a opção pelo Simples Nacional. O imposto incide sobre a receita bruta de julho.

20/8

31/8

DECLARAÇÃO

ELETRÔNICA

O empresário que administra um negócio na cidade de São Paulo deve entregar a Declaração Eletrônica de Serviços relativa ao mês de junho. Ela é obrigatória para prestadores e tomadores de serviços tributados pelo ISS.

31/8

20/8

GUIA DE PAGAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Atenção! Trata-se do último dia para a entrega da cópia da Guia de Recolhimento da Previdência Social. A entrega também é referente ao mês de julho e deve ser feita ao sindicato que representa a categoria profissional.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.