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Telefonia e plano de saúde lideram reclamações

A telefonia e os planos de saúde mantiveram em 2000 a mesma posição de líder e vice-líder nas reclamações dos consumidores por setor do Procon-SP, órgão de defesa do consumidor ligado ao governo estadual. Nos dois setores, no entanto, o número de queixas diminui em 200 se comparado a 1999.O número de consultas em relação à telefonia também diminuiu. Em 2000, foram 34.367 e em 1999, 36.650. Já em relação aos planos de saúde, aumentou o número de consultas esse ano. Foram 12.767 contra 11.645 em 1999, mas as reclamações diminuíram (ver tabela abaixo). Em 2000, quem passou para o 3o lugar nas reclamações dos consumidores foi o setor de móveis. Em 1999, quem ocupava essa posição era o serviço de água e esgoto, que nesse ano passou para o 5o lugar no ranking.Ranking de reclamações de janeiro a dezembro de 2000Posição/ AssuntoReclamações%do total geral1) Telefonia 6.87025,72%2) Planos de Saúde 1.9737,48%3) Móveis 1.9077,23%4) Bancos 1.6546,27%5) Serviço água e esgoto9983,78%6) Cartão de crédito7712,92%7) Veículos 7092,69%8) Artigos de leitura 6932,62%9) Eletrodomésticos 6342,40%10) Forn. Energia elétrica 6292,38% Ranking de reclamações de janeiro a dezembro de 1999Posição/ Assunto Reclamações% do total geral1) Telefonia 25.54446,94%2) Planos de Saúde 2.7545,06%3) Serviço de água e esgoto2.4584,51%4) Móveis 2.2954,21%5) Bancos 1.8353,37%6) Cartão de crédito/loja 1.4122,59%7) Financeiras 1.2822,35%8) Veículos 1.0571,94%9) Escolas Particulares8331,53%10) Eletrodomésticos8051,47%Fonte: Fundação Procon - SP

Agencia Estado,

19 de janeiro de 2001 | 14h04

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