carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Telefonia pela internet reduz custos

Expansão da internet de banda larga permite que empresas usem o serviço VoIP para reduzir a conta de telefone

Marianna Aragão, O Estadao de S.Paulo

07 de setembro de 2011 | 00h00

Com a expansão da internet de banda larga no País e ofertas cada vez mais agressivas de operadoras, as pequenas empresas estão descobrindo uma tecnologia até então comum apenas nas grandes companhias: o VoIP, ou voz sobre protocolo de internet. O recurso de transmissão de voz pela internet reduz o custo das ligações e pode até chegar a zero, em alguns casos. ''''As micro e pequenas empresas trabalham com orçamento apertado e, por isso, aceleram o uso de tecnologias para agilizar seus negócios'''', diz Raul Corrêa da Silva, presidente da RCS Consultoria, especializada em gestão para pequenas e médias empresas.Dono de uma trading de produtos orgânicos, o microempresário Adriano Figueiredo já chegou a gastar duas horas e meia transmitindo um fax para um comprador em Angola, além dos R$ 216 do valor da ligação. O gasto mensal com telefonia - 30% das ligações da Organic Life são para clientes no exterior - chegava a R$ 3 mil. Depois de adotar o VoIP, há dois anos, a despesa diminuiu o valor em 80%. ''''Hoje, posso ficar duas horas negociando com um comprador lá fora.''''A empresa optou por usar o Skype, software que funciona no próprio computador, desde que equipado com microfone, placa de som e internet. Nesse caso, o usuário pode falar gratuitamente com quem também tem o programa. Para telefones comuns, há tarifa específica para cada localidade, além de taxa de conexão de R$ 0,09.Também preocupado com o peso das contas de telefone no orçamento da empresa, Bruno Machado, sócio de uma empresa de materiais de construção que vende para todo o País, resolveu aderir à tecnologia em novembro do ano passado. A opção foi por um telefone digital, idêntico a um aparelho convencional. Machado diz que a redução nas contas telefônicas chegou a 20%. Com a mudança, o total gasto com comunicação passou de 10% para 6% do faturamento. ''''Pude reinvestir em outros departamentos. Contratamos mais quatro funcionários e modernizamos equipamentos.''''DESCOBERTAPara o gerente da operadora Transit Telecom Flávio Werneck, este foi o ano da descoberta da tecnologia VoIP pelas pequenas empresas. Hoje, a companhia atende cerca de 50 mil clientes, que representam 9% do faturamento da empresa. A operadora oferece planos a partir de R$ 85 para mil minutos de ligações por VoIP.A operadora de telefonia GVT lançou em março uma série de serviços e planos exclusivos para pequenas e médias empresas. Segundo o gerente de produtos de VoIP, Germano Coradin, metade das vendas do pacote com essa tecnologia são para o segmento.''''Cortar custos é primordial para essas companhias e, diferentemente de outros gastos fixos, como impostos, as despesas com comunicação podem ser alterados mais facilmente'''', diz Coradin, que acredita que a economia com o VoIP pode chegar a 90% em alguns casos.Outro motivo que impulsiona o interesse dos pequenos empresários pela tecnologia é a popularização do acesso à banda larga no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), entre o último trimestre de 2006 e o primeiro deste ano, o total de usuários de banda larga no País passou de 5,6 milhões para 6 milhões - crescimento de 7,4%. ''''A expansão da internet rápida alavancou o crescimento do uso da tecnologia VoIP'''', diz o gerente da GVT.Segundo o consultor da IDC, Alex Zago, ainda não houve um boom no uso de VoIP pelas pequenas. Ele acredita, porém, que seu uso tem se expandido. ''''É uma alternativa para essas companhias, que têm dificuldades em negociar tarifas mais baixas com as operadoras.''''

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.