Telefônica amplia acordo com a China Unicom

MADRI

, O Estado de S.Paulo

24 de janeiro de 2011 | 00h00

O grupo espanhol Telefônica anunciou ontem ter chegado a um acordo para ampliar sua aliança estratégica com a China Unicom, uma das duas maiores operadoras de telefonia celular da China, o que incluirá a compra de participações entre as duas empresas.

Além de aprofundar a cooperação em várias áreas, a Telefônica comprará em um prazo de nove meses ações da China Unicom por US$ 500 milhões. E a empresa chinesa, por sua vez, vai adquirir 21.827.499 ações da Telefônica a um preço acordado de 17,16 por ação, num negócio também equivalente a US$ 500 milhões. As ações da Telefônica encerraram a sexta-feira cotadas a 18,10.

Assento no conselho. Após a execução da operação, a Telefônica será titular de cerca de 9,7% do capital com direito a voto da China Unicom, e esta terá, por sua vez, 1,37% da Telefônica. Essa participação dará à China Unicom um lugar no conselho de administração do grupo espanhol.

A Telefônica já havia anunciado em junho do ano passado que esperava elevar sua participação na operadora de telefonia celular chinesa de 8,4% para até cerca de 10%. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.