Telefónica anuncia compra do controle da Vivo

Segundo diário, empresa espanhola deve pagar R$ 17,2 bilhões à Portugal Telecom.

BBC Brasil,

28 de julho de 2010 | 05h58

A companhia espanhola Telefónica anunciou nesta quarta-feira um acordo para assumir o controle acionário da Vivo, a maior operadora de celular do Brasil.

Segundo um comunicado da Telefónica, a empresa chegou a um acordo para a compra dos 50% da participação da Portugal Telecom (PT) na Brasilcel, holding que tem 60% das ações da Vivo.

A Telefónica e a Portugal Telecom eram sócias igualitárias na Brasilcel.

O comunicado da empresa espanhola não dá cifras, mas segundo o diário espanhol El País, a transação foi fechada por 7,5 bilhões de euros (cerca de R$ 17,2 bilhões).

Negociações

As negociações para a compra da participação da PT já durava mais de dois meses.

O valor supostamente pago pela Telefónica é 1,8 bilhão de euros mais alto do que a primeira oferta feita pela companhia, no dia 6 de maio, e 350 milhões de euros mais alto do que a última oferta, do dia 30 de junho.

A última oferta havia sido aceita pelos acionistas da PT, mas foi rejeitada pelo governo português, que tem participação na empresa. Posteriormente, a Justiça declarou ilegal a rejeição do governo português.

Segundo o El País, a PT pretende agora utilizar parte do capital recebido para comprar uma participação na Oi, a quarta maior operadora de celulares do Brasil.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.