finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Imagem Renato Cruz
Colunista
Renato Cruz
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Telefônica lança TV por assinatura

Empresa oferece pacotes de serviços que incluem telefonia e internet, usando a licença que recebeu em março

Renato Cruz, O Estadao de S.Paulo

07 de agosto de 2015 | 00h00

A operadora de telefonia Telefônica entrou definitivamente no mercado de TV paga. Desde domingo, a empresa oferece um serviço de TV por assinatura com licença própria, batizado Telefônica TV Digital. Em março, a empresa recebeu uma autorização de televisão por satélite da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e seu presidente no Brasil, Antônio Carlos Valente, vinha dizendo que o serviço seria lançado ''''nas próximas semanas''''. Apesar de ter colocado na rua uma campanha para o Trio Telefônica, pacote que une telefonia, televisão e internet rápida, a empresa não fez anúncio à imprensa sobre o assunto.Mais informaçõesCom o pacote, a Telefônica consegue fazer frente à parceria entre a Net e a Embratel, empresas do grupo mexicano Telmex, principal concorrente da Telefônica na América Latina. Com seu pacote de três serviços (ou triple play, como gostam de dizer os especialistas), a Net tem conseguido conquistar alguns dos clientes residenciais mais lucrativos da Telefônica. A Net chegou a junho com 354 mil assinantes de voz, sete vezes mais do que tinha há um ano.O pacote Trio Telefônica está disponível para São Paulo, com preços a partir de R$ 69,90. O pacote inclui os serviços da TVA, onde existe cobertura da operadora. A Anatel deu anuência prévia à compra de participação na TVA pela Telefônica, com restrições exatamente à operação em São Paulo - a agência pediu uma mudança no contrato de compra. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) é contra as concessionárias de telefonia fixa local entrarem no mercado de TV paga em sua área de concessão. E é exatamente isso o que a Telefônica fez com o pacote lançado agora.''''A Telefônica não tem interesse em popularizar a TV paga'''', afirma Francisco Valim, presidente da Net, rebatendo um dos argumentos usados pela concorrente. ''''Uma prova disso é que não lançou o serviço fora de sua área de concessão.'''' A Net também tem pacotes triple play com preços a partir de R$ 69,90.A ABTA teme que as concessionárias (Telefônica, Oi e Brasil Telecom) usem o seu domínio no mercado de telefonia fixa para esmagar a concorrência na televisão por assinatura. A Telefônica tem 92% do mercado de telefonia fixa em São Paulo, onde é concessionária.Antes de lançar seu serviço próprio, a Telefônica atuava por meio de uma parceria com a DTHi, com quem conquistou cerca de 120 mil assinantes de TV via satélite. A Telefônica tem uma opção de compra da DTHi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.