PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Telefônica lança TV por assinatura

Empresa oferece pacotes de serviços que incluem telefonia e internet, usando a licença que recebeu em março

Por Renato Cruz
Atualização:

A operadora de telefonia Telefônica entrou definitivamente no mercado de TV paga. Desde domingo, a empresa oferece um serviço de TV por assinatura com licença própria, batizado Telefônica TV Digital. Em março, a empresa recebeu uma autorização de televisão por satélite da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e seu presidente no Brasil, Antônio Carlos Valente, vinha dizendo que o serviço seria lançado ''''nas próximas semanas''''. Apesar de ter colocado na rua uma campanha para o Trio Telefônica, pacote que une telefonia, televisão e internet rápida, a empresa não fez anúncio à imprensa sobre o assunto. Mais informações Com o pacote, a Telefônica consegue fazer frente à parceria entre a Net e a Embratel, empresas do grupo mexicano Telmex, principal concorrente da Telefônica na América Latina. Com seu pacote de três serviços (ou triple play, como gostam de dizer os especialistas), a Net tem conseguido conquistar alguns dos clientes residenciais mais lucrativos da Telefônica. A Net chegou a junho com 354 mil assinantes de voz, sete vezes mais do que tinha há um ano. O pacote Trio Telefônica está disponível para São Paulo, com preços a partir de R$ 69,90. O pacote inclui os serviços da TVA, onde existe cobertura da operadora. A Anatel deu anuência prévia à compra de participação na TVA pela Telefônica, com restrições exatamente à operação em São Paulo - a agência pediu uma mudança no contrato de compra. A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) é contra as concessionárias de telefonia fixa local entrarem no mercado de TV paga em sua área de concessão. E é exatamente isso o que a Telefônica fez com o pacote lançado agora. ''''A Telefônica não tem interesse em popularizar a TV paga'''', afirma Francisco Valim, presidente da Net, rebatendo um dos argumentos usados pela concorrente. ''''Uma prova disso é que não lançou o serviço fora de sua área de concessão.'''' A Net também tem pacotes triple play com preços a partir de R$ 69,90. A ABTA teme que as concessionárias (Telefônica, Oi e Brasil Telecom) usem o seu domínio no mercado de telefonia fixa para esmagar a concorrência na televisão por assinatura. A Telefônica tem 92% do mercado de telefonia fixa em São Paulo, onde é concessionária. Antes de lançar seu serviço próprio, a Telefônica atuava por meio de uma parceria com a DTHi, com quem conquistou cerca de 120 mil assinantes de TV via satélite. A Telefônica tem uma opção de compra da DTHi.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.