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'Temos de entender como somos vistos'

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Por Fernando Scheller
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ENTREVISTATonya Reiman, PALESTRANTE MOTIVACIONAL E CONSULTORAUma postura ereta, um sorriso sincero e um aperto de mão seguro podem fazer toda a diferença na vida profissional: controlando reações, um candidato pode passar uma boa imagem em uma entrevista de emprego antes da primeira palavra. De acordo com Tonya Reiman, autora de A Arte da Persuasão, livro que está sendo lançado no Brasil e pode ser visto como a resposta do mundo corporativo ao clássico da comunicação não-verbal O Corpo Fala, o sucesso está ao alcance de todos: basta treinar a mente.No livro, ilustrado com fotografias que atribuem significados a diferentes expressões - levar a mão no nariz, por exemplo, é sinal de desconforto -, há um guia passo a passo para uma programa de auto-hipnose com 21 dias de duração. "Você tem que reconhecer o que está errado para melhorar. A ideia é desenvolver sua versão "Alfa"", disse a autora, que dá dicas de carreira no canal Fox News, em entrevista ao Estado. Leia os principais trechos da conversa:Você propõe a auto-hipnose em seu livro. Que sinais positivos devem ser treinados?É importante é olhar nos olhos. Isso demonstra autoconfiança e atenção ao interlocutor. Outro ponto é respeitar o espaço do outro. Você pode falar mais perto de um colega de trabalho, mas tem que manter certa distância de quem você não conhece. É preciso respeitar o espaço pessoal alheio.Você, de certa forma, cria um personagem?Não. Você tem que ser sempre você mesmo, mas com alguns ajustes, para que o seu melhor venha à tona. Você pode ser engraçado e passar isso sem perder o ar profissional. Se criar diferentes personalidades, vai se perder, perguntando: "Quem eu era quando falei com essa pessoa?" É preciso dar o seu melhor, ser você mesmo, mas respeitando as situações.E a linguagem corporal? Dá para exercitar reações?Sim. O mais importante da comunicação não-verbal é ficar atento às próprias reações. E você faz isso reconhecendo os sinais que envia aos outros: antes de uma reunião, recomendo que o profissional pare por 20 segundos para analisar a postura, as expressões e a linguagem corporal. Depois de praticar de forma consciente, o controle será inconsciente.Você também fala de reações positivas. Ver o copo "meio cheio" é importante?O copo sempre precisa estar meio cheio. Se você encara o mundo de forma pessimista, obviamente não confia em si mesmo. E isso fica claro para os outros. Tudo é perspectiva: quem se apresenta de forma positiva para a vida tende, por exemplo, a participar melhor de sessões de ideias (brainstorming).O quanto a linguagem corporal conta na busca de um emprego?A entrevista começa na sala de espera. A empresa está analisando a postura, o comportamento, se a pessoa está confortável na própria pele. Uma vez na sala, a atenção muda para a apresentação, o sorriso, o aperto de mão. O entrevistador usa ferramentas para formar sua primeira impressão, faz um julgamento relâmpago. Se você não estiver à altura, terá de lutar muito para que ele mude de opinião.Como controlar os nervos durante uma entrevista?É preciso treinar. Você tem que reconhecer o que faz de errado para melhorar. A ideia é desenvolver sua versão "Alfa". Você pode se programar para entrar em uma sala confiante. Você treina dez ou vinte vezes, para que na hora pareça natural.É importante que essa mudança não seja muito "robótica"?Claro. Por isso, defendo que as pessoas gravem momentos de sua vida e os estudante. É uma boa forma de analisarmos a postura. O aspecto mais importante é como as pessoas te veem de longe, quando você se aproxima delas. Nossa visão de nós mesmos geralmente não corresponde à dos outros. O vídeo pode ser uma forma de entender de como os outros nos veem.

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