Renato S.Cerqueira/Futura Press
Renato S.Cerqueira/Futura Press

Termômetro Broadcast Bolsa: Expectativa de alta para Bolsa perde fôlego

O principal índice da B3 fechou esta semana com valorização acumulada de 1,27%

O Estado de S.Paulo

21 de setembro de 2019 | 04h00

O mercado financeiro reduziu sensivelmente o otimismo sobre o desempenho do Ibovespa na próxima semana, mostra o Termômetro Broadcast Bolsa. Entre 25 participantes, a expectativa de alta, que no último levantamento era de 76,19%, caiu para 48%. Em contrapartida, a percepção de que a semana será de estabilidade saltou de 14,29% para 44%. Por fim, para 8% a Bolsa encerrará o período com perdas, ante parcela de 9,52% no Termômetro anterior. O principal índice da B3 fechou esta semana com valorização acumulada de 1,27%. 

O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte. 

Os próximos dias são de agenda intensa no Brasil. Na terça-feira, o Banco Central (BC) publica a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de setembro, que vai explicar a decisão de reduzir a Selic para 5,5% e sinalizar sobre os próximos passos da política monetária. Na quinta (26), o BC divulga o Relatório de Inflação do terceiro trimestre, para o qual há grande expectativa depois que o Copom surpreendeu ao informar estimativas muito baixas para a inflação em 2019 e 2020 no comunicado de quarta-feira. 

Ainda no front doméstico, é esperada a votação, em primeiro turno, da reforma da Previdência no Senado. A previsão é de que o texto seja votado dia 24 tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário. 

No exterior, os investidores estarão atentos a novidades sobre as negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos. 

Entre os dados, saem o PIB americano no segundo trimestre e o índice de preços dos gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida do Federal Reserve (banco central americano), referente a agosto.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsa de valores

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.