
21 de dezembro de 2019 | 05h00
A expectativa de ganhos para o Ibovespa na próxima semana perdeu força no Termômetro Broadcast Bolsa, mas ainda continua sendo majoritária entre os 21 participantes da pesquisa.
Para 52,38%, o índice fechará o período entre 23 e 27 de dezembro com alta, ante porcentual de 66,67% no levantamento anterior. A previsão de estabilidade saltou de 14,29% para 28,57%, enquanto a percepção de queda manteve-se estável em 19,05%.
Exército cerca prisão federal do DF após receber informações sobre plano de fuga de Marcola
A Bolsa apurou valorização de 2,27% nesta semana, em que o Ibovespa renovou sucessivas máximas históricas até o nível dos 115 mil pontos.
O Termômetro Broadcast Bolsa tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do principal índice da B3 na semana seguinte.
Dada a proximidade das festas de fim de ano, a próxima semana tende a ser fraca para os mercados financeiros, que já nesta sexta-feira, 20, registraram liquidez menor. A perda de ritmo é esperada também em função da agenda sem destaques na semana encurtada pelo feriado de Natal na quarta-feira.
No Brasil, o calendário é concentrado na sexta-feira, quando devem sair a taxa de desemprego da Pnad Contínua, a nota das operações de crédito do Banco Central e o resultado do Governo Central (Tesouro, Banco Central e Previdência Social), todos referentes a novembro.
Além disso, está prevista a divulgação de vários indicadores de confiança do comércio, da indústria e do setor de serviços referentes a dezembro, que "devem reforçar a leitura de um trimestre positivo para a atividade econômica", dizem os economistas o Bradesco, em relatório.
Em função das festas de fim de ano, a divulgação do Termômetro Broadcast Bolsa estará suspensa nas próximas duas semanas, retornando na segunda semana de janeiro de 2020.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.