Andre Dusek/Estadão
Andre Dusek/Estadão

Termômetro Broadcast Bolsa: Previsão de alta para Ibovespa tem forte avanço

Na próxima semana, os mercados seguirão à mercê do noticiário em torno da pandemia do coronavírus

Redação, O Estado de S.Paulo

13 de março de 2020 | 20h50

Após uma semana de caos para os índices de ações no mundo, o mercado financeiro está otimista sobre o desempenho do Ibovespa na próxima semana. Segundo o Termômetro Broadcast Bolsa, entre 18 participantes, 61,11% disseram que a expectativa é de alta no período entre 16 e 20 de março. No levantamento anterior, era de 35,00%. O Termômetro tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportamento do Ibovespa na semana seguinte. 

A percepção de que a semana será de perdas também cresceu, mas não na mesma proporção que a de ganhos, passando de 25,00% para 33,33%. Por fim, o porcentual dos que esperam estabilidade despencou de 40,00% na semana passada para apenas 5,56%. O Ibovespa fechou a semana com perda acumulada de 15.63%. 

Na próxima, os mercados seguirão à mercê do noticiário em torno da pandemia do coronavírus. Na agenda de eventos e indicadores, o destaque é a superquarta da política monetária, no dia 18, com decisões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos. 

Para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), a expectativa majoritária é de corte da Selic, atualmente em 4,25%. Pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast, com 50 instituições, mostra que 21 esperam redução da taxa para 4,00% e 20, para 3,75%. As demais nove preveem estabilidade. A decisão é vista como uma das mais difíceis dos últimos anos. 

Na quinta (19), será a vez de o Banco do Japão anunciar sua decisão de política monetária. 

Na B3, haverá vencimento de opções sobre ações na segunda-feira e vencimento de opções sobre Ibovespa, na quarta. 

Ainda, na próxima semana, prossegue a temporada de publicação de balanços do quarto trimestre, com Braskem e Bradespar, entre outras, divulgando seus resultados.

Receba no seu email as principais notícias do dia sobre o coronavírus. Clique aqui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.