Tesouro está agindo para mitigar excessos, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo está atento aos movimentos do mercado de câmbio e destacou que o Tesouro está agindo para mitigar excessos com leilões de títulos públicos. Mais cedo, o ministro destacou que o Banco Central também está realizado leilões diários de swap cambial, a fim de retirar excessos de volatilidade, especialmente no mercado futuro. Hoje, o ministro ponderou que há componentes especulativos entre investidores que estão exagerando a trajetória da cotação do real ante o dólar. "O câmbio no Brasil é flutuante, e é flutuante para os dois lados. Quem está ganhando hoje pode perder amanhã", afirmou.

RICARDO LEOPOLDO E FRANCISCO CARLOS DE ASSIS, Agencia Estado

19 de agosto de 2013 | 23h48

"É preciso tomar cuidado para não se entusiasmar que esse câmbio vai muito longe. Se ele for ele volta", disse. "É tomar cuidado e não perder dinheiro com apostas muito elevadas", ponderou o ministro.

Sobre agentes buscando lucros com movimento especulativo, o ministro disse que "é natural que haja investidores que querem aproveitar a situação para ganhar dinheiro". "Fundos de hedge estão comprando dólar no mercado futuro para depois ter um ganho. Assim como estão ganhando agora, amanhã poderão estar perdendo, porque as cotações podem voltar atrás", apontou.

Tudo o que sabemos sobre:
Mantegacâmbio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.