Teste mostrará que bancos espanhóis precisam de 70-80 bi de euros

O chairman do banco espanhol BBVA, Francisco Gonzalez, disse nesta quinta-feira que um teste de estresse independente feito pela consultoria Oliver Wyman vai mostrar que os bancos do país precisam de 70 bilhões a 80 bilhões de euros (91,40 bilhões a 104,5 bilhões de dólares) em capital.

Reuters

20 de setembro de 2012 | 11h56

O governo espanhol vai usar os resultados da auditoria para determinar o quanto de uma linha de crédito europeia de até 100 bilhões de euros será necessária para recapitalizar os bancos espanhóis, duramente atingidos após o fim de uma bolha imobiliária.

"Nós vamos saber nos próximos dias, em até uma semana. Nós vamos obter um valor por volta de 70 bilhões, 75 bilhões ou 80 bilhões de euros", disse Gonzalez em um evento em Madri.

Ele afirmou, também, que o BBVA, segundo maior banco da Espanha, pode alocar determinados ativos em um "banco ruim", em que instituições financeiras com problemas colocariam seus ativos imobiliários tóxicos para depois vendê-los. No entanto, ele disse que não estava disposto a tomar parte no mecanismo no curto prazo.

(Por Jesus Aguado)

Tudo o que sabemos sobre:
BANCOSBBVATESTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.