Publicidade

‘Todo mundo é vencedor este ano', diz executivo

Copresidente da Even lembra que 2015 foi difícil e premiação mostra que ‘o mercado está aí’

Por Heraldo Vaz
Atualização:
  Foto:  

Depois de ser a campeã em incorporação por dois anos consecutivos e vice como construtora no Top Imobiliário de 2015, a Even agora ficou em 7º lugar no ranking das incorporadoras.

PUBLICIDADE

O copresidente da empresa, João Azevedo, diz que o ano passado foi muito difícil. “Não é mais tão importante ser primeiro, segundo ou oitavo”, afirma. “Nesta edição, o prêmio tem mais um caráter de mostrar que o mercado existe e, por isso, todo mundo é vencedor.”

Azevedo comenta que o cenário continua difícil em 2016. O foco é vender os empreendimentos concluídos e que serão entregues neste ano. Segundo ele, a Even tem estoque de 497 de apartamentos prontos na cidade, com valor total de R$ 248 milhões. Na média, o preço é de R$ 500 mil por unidade.

Promoção. Em março, a promoção Even Day ofereceu unidades com até 50% de desconto em 70 empreendimentos de São Paulo, com studios e apartamentos de um a quatro dormitórios, em bairros como Brooklin, Campo Belo, Vila Mariana, Perdizes, Pinheiros, Mooca e Tatuapé, entre outros. O próximo Even Day deve ocorrer no segundo semestre.

Em 2015, a Even lançou pouco. “Era perigoso aumentar o volume de lançamentos”, declara Azevedo. “Foi um ano de olhar para dentro. Melhorar processos, enxugar equipe, investir em eficiência.” No primeiro trimestre deste ano, a Even realizou três lançamentos no Rio Grande do Sul. “Em São Paulo, não fez nada”, diz.

A incorporadora planeja colocar mais empreendimentos na rua, embora o número dependa da curva de vendas das unidades remanescentes. Novos projetos serão destinados ao público de renda média e média baixa.

A “aderência do mercado” está em produtos na faixa de R$ 6 mil a R$ 6,5 mil/m², explica Azevedo. Segundo ele, apartamentos da linha Open, de dois e três dormitórios, com 45 a 60m², têm vendido bem.

Publicidade

O total de vendas líquidas da empresa, que abriu capital em 2007, chegou a R$ 1,43 bilhão em 2015, dos quais 53% se referem aos negócios fechados em São Paulo (R$ 758 milhões).

No ano passado, foram entregues 27 empreendimentos no País, que somam R$ 2,1 bilhões em VGV. O estoque caiu 24% em dezembro, comparado com o mesmo mês de 2014.

Estratégia. O Clube Jaçanã, lançado em junho de 2015 na Zona Norte, com dois e três dormitórios, tem opções completas de lazer em região com poucas ofertas imobiliárias, afirma Azevedo. “Um mês após o lançamento, 60% das 357 unidades foram vendidas”, diz. Foi o primeiro lançamento que contou com o envolvimento da Even Vendas e da Even More. “As duas houses contam com mil corretores”, conta, ao ressaltar a estratégia comercial agressiva, que hoje responde por 100% das vendas da Even.

“É um prêmio à resiliência do setor. Mostra que o mercado continua existindo apesar dos juros altos e da queda nos lançamentos”João AzevedoCOPRESIDENTE DA EVEN

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.