Tokio Marine anuncia compra da seguradora Delphi por US$ 2,6 bi

Após o acordo, a companhia vai obter 46% de seus lucros de atividades fora do Japão, de 36% atualmente

Gabriel Bueno, da Agência Estado,

21 de dezembro de 2011 | 13h40

TÓQUIO - A Tokio Marine informou nesta quarta-feira que concordou em comprar a seguradora Delphi Financial Group por US$ 2,66 bilhões, ou 205 bilhões de ienes. A ação é mais uma mostra do apetite das companhias japonesas por aquisições em outros países, com o iene valorizado e um mercado doméstico encolhendo. Às 12h04 (de Brasília), as ações da Delphi subiam 72,75% no pré-mercado em Nova York.

A aquisição deve ser a 6ª maior no exterior de uma companhia japonesa este ano, segundo a Dealogic. Pelo acordo, a seguradora japonesa pagará um prêmio de 59% sobre o preço médio da ação ordinária da Delphi nos últimos 12 meses, informou a Tokio Marine. A transação, que torna a Delphi uma unidade totalmente pertencente à Tokio, deve ser concluída no trimestre entre abril e junho de 2012, segundo a companhia.

"O peso de nosso negócio no exterior está crescendo, conforme a indústria doméstica de seguros que não são de vida encolhe em tamanho relativo", afirmou o presidente da Tokio Marine, Shuzo Sumi, em entrevista coletiva. Segundo ele, após o acordo a companhia vai obter 46% de seus lucros de atividades fora do Japão, quando esse patamar atualmente está em 36%.

A Delphi é uma companhia norte-americana de serviços financeiros focada especialmente em seguros, com cerca de 1.900 funcionários. A Tokio Marine informou que tomará empréstimos e usará dinheiro que já possui para a aquisição. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.