Publicidade

Tomate e batata são produzidos na mesma planta na Inglaterra

Empresa de agronegócio garante que sabor melhorou na planta batizada de 'Tomtato', que no Brasil poderia se chamar 'Tontata' ou 'Batamate'

Por Economia & Negócios
Atualização:

SÃO PAULO - A empresa agrícola britânica Thompson & Morgan desenvolveu uma planta híbrida que produz ao mesmo tempo batatas e tomates.

PUBLICIDADE

A experiência não é nova, mas é a primeira vez que pode funcionar em escala comercial. A nova planta foi batizada na Inglaterra de TomTato, mistura das palavras em inglês  'tomatoes' e 'potatoes'. No Brasil poderia ser chamada de 'tomtata' ou 'batamate'.

Segundo reportagem da BBC, a empresa de agronegócio da cidade de Ipswich disse que as plantas híbridas não foram geneticamente modificadas. O especialista Guy Barter, da Sociedade Real Horticultural, disse à BBC que está estudando a nova planta com "real interesse". Ele disse que muitas dessas plantas - criadas por uma técnica conhecida como enxerto - já foram testadas antes, mas até hoje não haviam sido transformadas em um agronegócio rentável. "Estamos analisando os resultados com interesse real, porque a Thompson & Morgan é uma empresa muito respeitável, e não descartamos que possa ser uma planta muito valiosa para eles", disse Barter.

Enxerto. O enxerto é um processo de combinação de duas plantas diferentes para criar uma única. O processo requer habilidade e prática, e é usado por agricultores brasileiros e também por jardineiros. Pelo processo, é possível combinar as qualidades de uma planta de floração ou frutificação com as raízes de outra, que ofereça força e resistência. A maioria das plantas precisa ser enxertada dentro de sua própria espécie - como batatas e tomates -, mas às vezes é possível cruzar espécies diferentes. Paul Hansord, diretor da Thompson & Morgan, afirmou que os tomates da nova planta são mais saborosos que os tomates comuns. "Tem sido muito difícil conseguir, porque a haste de tomate e a haste de batata têm que ser da mesma espessura no enxerto para funcionar", disse. A empresa disse que as plantas duram uma safra e, quando os tomates estão prontos para a colheita, as batatas precisam ser desenterradas com as raízes. Um produto similar, apelidado de "Batata Tom", foi lançado em centros de jardinagem na Nova Zelândia esta semana, informou a BBC.

Boimate. A Thompson & Morgan garante que a experiência é séria e tem objetivos comerciais. Não se trata de uma lenda, portanto, como a que chegou a ser noticiada pela revista Veja em 1983, sobre o 'Boimate', mistura de um pé de tomate com um gene bovino que permitiria produzir carne como se fosse tomate. Tratava-se, como foi esclarecido depois, de uma brincadeira de 1º de abril da revista inglesa New Science.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.