Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Tombini: ajuste no juro ajudará a levar inflação à meta

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje que a política de ajustes monetários das taxas de juros vão colaborar para que a inflação convirja à meta de 4,5% em 2012. "A melhora no sentimento sobre a inflação será potencializada pelo processo ora em curso de reavaliação do ritmo de atividade doméstica e externa", destacou, em palestra num evento promovido pela Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI).

RICARDO LEOPOLDO, Agencia Estado

31 de outubro de 2011 | 14h39

Ele destacou ainda que a alta de 1,75 ponto porcentual dos juros de janeiro a julho, "cujos efeitos ainda serão plenamente absorvidos" pela economia, aliado a ações macroprudenciais para reduzir o ritmo da concessão de crédito, e "as iniciativas recentes de contenção de despesas do setor público", junto com a substancial deterioração do cenário internacional, representam importantes fatores de contenção da demanda. "Diante desse quadro, o Banco Central entende que ajustes moderados no nível da taxa básica são consistentes com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012", afirmou.

Para chegar à conclusão de que a inflação vai convergir à meta de 4,5% em 2012, o BC utiliza, entre outros instrumentos, modelos econométricos estocásticos de equilíbrio parcial e geral. Um dos modelos de equilíbrio geral empregado é o Modelo Analítico Estocástico com Abordagem Bayesiana (SAMBA, na sigla em inglês), que foi apresentado pelo BC ao setor financeiro e acadêmico em abril deste ano, no texto para discussão 239 disponível no site do Banco Central. O endereço na internet é o http://www.bcb.gov.br/pec/wps/ingl/wps239.PDF.

De acordo com o texto original do working paper 239, seus cinco autores apontam que na especificação do modelo foram utilizadas 23 variáveis, sendo 18 relativas à economia do Brasil, como Produto Interno Bruto (PIB), consumo doméstico e investimentos, e cinco externas. As observações são trimestrais e variam do terceiro trimestre de 1999 até o segundo trimestre de 2010. O modelo apresenta um total de 118 parâmetros, dos quais 81 são estimados e 37 são calibrados.

Tudo o que sabemos sobre:
BCinflaçãoTombinijuro

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.