coluna

Louise Barsi explica como viver de dividendos seguindo o Jeito Barsi de investir

Tombini diz que BC está vigilante e inflação sob controle

Presidente do BC reafirma que instituição fará o que for necessário para por inflação na meta no 2.º semestre

Renata Veríssimo, Eduardo Cucolo e Eduardo Rodrigues, da Agência Estado,

21 de maio de 2013 | 16h49

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central (BC) afirmou nesta terça-feira, 21, que a instituição está "vigilante". Fará, de acordo com ele, o que for necessário, com tempestividade, para por a inflação na meta no segundo semestre de 2013.

De acordo com Tombini, a inflação nos próximos três meses (abril, maio e junho) será menor que no primeiro trimestre de 2013, e começará a cair no segundo semestre.

Ele afirmou que choques de oferta registrados no segmento de alimentos contribuíram para manter a inflação em níveis levados, acima do esperado nos últimos trimestres.

"Mas quero reafirmar que a inflação está e continuará sob controle. As ações do BC têm sido consistentes com esta visão", disse.

Tombini lembrou que, em janeiro, a instituição manifestou a preocupação com a inflação e a dispersão do nível de preços. Em março, sinalizou que poderia ter uma resposta da política monetária, com o aumento da Selic.

"A comunicação é parte importante de condução de política monetária. Mas ações também foram tomadas e a mais importante foi o ciclo de ajuste na taxa básica de juros na economia", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
Tombiniinflação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.