Top Imobiliário 2021: Plano & Plano dobra o desempenho

Neste trimestre, número de unidades lançadas foi duas vezes maior às 573 apresentados nos três primeiros meses do ano

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Por Heraldo Vaz
3 min de leitura

Depois de postergar lançamentos em março último, a Plano & Plano fechou o primeiro trimestre do ano com a apresentação de dois empreendimentos, no total de 573 apartamentos e R$ 103 milhões de valor geral de vendas (VGV) estimado. De abril a junho, dobrou o número de imóveis e aumentou em 140% o VGV. 

Hum Liberdade. A 200 m do metrô, oferece facilidades Foto: MRV

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“Foram lançadas 1.155 unidades habitacionais, gerando um VGV de R$ 248 milhões”, afirma o vice-presidente da companhia, Rodrigo Luna. Na média, cada imóvel saiu pelo valor de R$ 215 mil.

Por causa da pandemia, “optamos por adiar alguns lançamentos para nos adaptarmos ao fechamento das lojas”, conta Luna, negando ter mudado o planejamento. Mas ele não revela qual é a previsão de projetos para este ano.

Os dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp) classificaram a Plano & Plano nos três rankings do Top Imobiliário. Ficou em terceiro lugar tanto na categoria das incorporadoras como na das construtoras. Com a Plano & Vendas, é quinta colocada entre as vendedoras. “É gratificante ter esse reconhecimento pelo nono ano consecutivo”, declara Luna.

Balanços

O ano passado foi o melhor ano da companhia, de acordo com seu balanço, que divulgou recordes de lançamentos e vendas. 

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“Crescemos 16% acima de 2019, lançando 7,7 mil apartamentos em 2020, com VGV de R$ 1,4 bilhão”, afirma Luna.

Foram 20 novos empreendimentos, e apenas um deles não estava enquadrado no Casa Verde e Amarela (CVA), programa de habitação do governo federal que, em setembro, substituiu o Minha Casa Minha Vida (MCMV). 

Voltada para esse segmento, a incorporadora reafirma, em seu balanço, que seu “foco permanecerá no segmento de baixa renda devido à boa demanda e rentabilidade”.

Online

Com 4,9 mil apartamentos e VGV de R$ 874 milhões, as vendas da companhia bateram recorde em 2020. Agora, no primeiro trimestre de 2021, registrou sua maior marca trimestral, com 1.916 unidades vendidas, somando R$ 335 milhões.

Desde março do ano passado, a área comercial da Plano & Plano se adaptou às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, passando a utilizar canais e ferramentas digitais de maneira mais intensiva, de acordo com a companhia.

O investimento em tecnologia acelerou a adaptação à nova realidade de serviços remotos oferecidos pelo setor imobiliário. Com a plataforma Conexão Plano & Plano, desenvolvida para a equipe de vendas, o cliente pode assinar um contrato de forma 100% digital, segundo o vice-presidente. 

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No primeiro trimestre de 2021, a maioria (51%) das vendas, segundo Luna, foram originadas de forma digital, chegando a “95% dos contratos assinados em março”.

Em 2020, investimentos da companhia para viabilizar projetos imobiliários somaram R$ 25 milhões, destinados para estandes de vendas, canais e ferramentas digitais.

Capital

A abertura de capital aconteceu em setembro. “Foi um marco”, exulta Luna, contando ter efetuado uma oferta inicial primária (IPO) de R$ 40 milhões. A captação de recursos foi destinada para aquisição de terrenos e de capital de giro.

No primeiro trimestre, a Plano & Plano comprou três novas áreas, alcançando o total de 1,34 milhão de metros quadrados, com potencial de vendas de R$ 10 bilhões, dos quais 87% na cidade de São Paulo. Fica na zona leste o seu maior estoque de terrenos, com um potencial que chega a R$ 3,8 bilhões. 

Com a abertura de capital, a empresa reforçou compromisso com a gestão ESG (Environmental, Social and Governance, em português: ambiental, social e governança).

O primeiro relatório de sustentabilidade será publicado em julho. “Vai seguir diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), pioneira na definição de parâmetros de sustentabilidade, e divulgar indicadores da nossa performance ambiental, social e de governança”, informa Rodrigo Luna.

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Inflação

O vice-presidente da Plano & Plano minimiza a pressão de custos nos materiais de construção por conta da “expertise em alvenaria estrutural, com alta eficiência em projetos, além de parcerias de longo prazo com fornecedores e empreiteiros”. E arremata que ainda há margem para continuar atuando dentro do limite do programa Casa Verde e Amarela:”O nosso tíquete médio é de R$ 180 mil”.

Em 2020, a empresa entregou 19 empreendimentos, prontos para morar, somando 6,5 mil unidades. Um destaque é o Hum Liberdade, localizado no centro de São Paulo. 

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