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Para Abyara, custos e bons projetos definem alta de preço

Imobiliária fez o lançamento de 33 novos empreendimentos, com 5.520 apartamentos e um valor total de R$ 3 bilhões em 2021

Por Heraldo Vaz
Atualização:

Ao subir uma posição no ranking, a Abyara Brokers ficou em 3.º lugar entre as Vendedoras premiadas no 29.º Top Imobiliário. De acordo com os dados da Embraesp, a imobiliária fez o lançamento de 33 novos empreendimentos, com 5.520 apartamentos e um valor total de R$ 3 bilhões em 2021. O crescimento registrado foi de 83% em número de projetos, de 38% em unidades residenciais e de 66% no valor geral de vendas (VGV).

Com 30 anos de mercado, Bruno Vivanco, presidente da Abyara, aponta dois exemplos de aumentos de preços que ocorrem atualmente no mercado imobiliário. Um é a sequência de reajustes no valor de venda dos apartamentos para fazer frente à alta da inflação, da taxa de juros e dos custos da construção, todos na casa dos dois dígitos. 

Perspectiva do Parque Global;no empreendimento, preço do metro quadrado saltou quase 100%. Foto: Perspectiva/Benx

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Outro, segundo ele, tem relação direta com a valorização de um projeto bem desenhado para o mercado. Neste caso, o presidente da Abyara cita o Parque Global, enfatizando a “magnitude” do empreendimento, em um terreno com 250 mil metros quadrados. 

“Está nascendo um bairro, com shopping center, centro médico e hotel, além de cinco grandes torres residenciais”, descreve o executivo. 

É um projeto do grupo Bueno Netto, Benx e Related Brasil. Vivanco conta que o projeto tem o mesmo conceito dos mega empreendimentos da Related produzidos nos Estados Unidos

Vivanco afirma que o preço dobrou em comparação com as vendas das primeiras torres, lançadas em 2020. “Começamos a comercializar a R$ 12 mil o m²”, declara. “Agora, a quinta torre já chega aos R$ 23 mil por metro quadrado, dependendo do andar.” Em março deste ano, a holding que controla sete empresas, incluindo a Abyara, mudou o nome para Nexpe. “A mudança da marca traz uma referência digital e deu uma cara mais moderna para o grupo”, afirma Vivanco.

No último balanço trimestral, a transformação digital é apontada como “o motor das operações” do grupo” por reduzir os custos de operação e melhorar a remuneração da força de vendas.

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Tíquete

Esse mesmo documento confirma o reajuste para venda dos apartamentos na carteira de lançamentos da Abyara. O tíquete médio subiu para R$ 658 mil por unidade residencial, um aumento de 51% sobre o ano anterior.

“Somos brokers, quem faz os preços não somos nós”, explica o presidente da Abyara, mas reconhece que os reajustes são uma forma de proteção diante do cenário econômico com fortes pressões sobre o orçamento das obras. 

“Aumento de preço dos apartamentos, obviamente, não é bom pra vender”, diz. “Se a taxa de juros ainda estivesse em 1 dígito e os custos não subissem tanto, o mercado venderia bem mais.” 

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