PUBLICIDADE

Publicidade

Top Picks: Corretoras elevam apostas em ações menos líquidas para dezembro

De novembro para dezembro, algumas casas colocaram small caps em suas lista

Por Renato Carvalho
Atualização:

O bom momento do mercado acionário brasileiro parece ter levado bancos e corretoras a elevarem o número de recomendações mais arrojadas. De novembro para dezembro, algumas casas colocaram ações com menos liquidez, conhecidas como small caps, em suas listas.

Os fundos small caps se beneficiam da pulverização da liquidez de ativos maiores listados na Bolsa Foto: Thiago Teixeira/AE

PUBLICIDADE

A Necton se destaca nesta estratégia, ao recomendar aos investidores o fundo de índice (ETF) Small Caps. Por outro lado, a corretora selecionou duas ações mais líquidas para sua lista de dezembro, com Petrobrás PN e Via Varejo ON. Estas indicações entraram nos lugares de EDP Brasil ON, Engie ON e Porto Seguro ON.

A Planner também mostra mudança em seu perfil de carteira neste início de dezembro. A corretora manteve Oi ON em relação à carteira anterior, e retirou Bradesco PN, Eztec ON, Multiplan ON e Taesa Unit. Incluiu em sua lista Ambipar ON, Ferbasa PN, Trisul ON e Via Varejo ON.

A Genial Investimentos fez duas mudanças em sua seleção: trocou Bradespar PN e Rumo ON por Hapvida ON e Mitre ON. A corretora não fala especificamente sobre as ações escolhidas, mas no comentário sobre a estratégia para este mês, a equipe de análise afirma que resolveu diversificar mais as carteiras, “sem medo ou restrições para alguns setores”. A corretora já coloca como cenário base do novo normal uma vacina.

A Ágora Investimentos e o Banco do Brasil Investimentos (BB-BI) resolveram trocar integralmente suas carteiras. Também colocaram ações que estão fora do Ibovespa. No caso da Ágora, a lista de dezembro tem Banco Inter Unit, JBS ON, Movida ON, Santos Brasil ON e Telefônica Brasil ON. Sobre a Santos Brasil, os analistas dizem que a expectativa para 2021 é de a empresa se beneficiar com a retomada dos volumes em seus terminais portuários. “Uma potencial aprovação da ‘BR do Mar’ ajudaria a impulsionar o setor de cabotagem e permitiria o crescimento de volumes no longo prazo”, afirma a Ágora.

No caso do BB-BI, a carteira para dezembro é composta por Banco ABC Brasil PN, BRF ON, Cyrela ON, IMC ON e Petrobrás PN. A ação ON da Santos Brasil entrou também na carteira da Ativa Investimentos, com Ultrapar ON. Elas substituíram Locaweb ON e Telefônica Brasil ON.

A Easynvest, que atualiza mensalmente sua carteira, fez três mudanças em sua lista para dezembro. Retirou Qualicorp ON, SLC ON e Taesa Unit para as entradas de B3 ON, Eneva ON e Multiplan ON. No caso da B3, a corretora afirma que a ação deve se beneficiar do crescimento do mercado de capitais e da popularização da renda variável com os juros na mínima histórica. “É a ação com maior potencial de valorização na carteira”, afirma a equipe da Easynvest.

Publicidade

A Mirae Asset fez duas trocas para a próxima semana, com as saídas de JHSF ON e Magazine Luiza ON para as entradas de Gerdau PN e Petrobrás PN.

Quem também fez duas mudanças em sua lista semanal foi a MyCap. Saíram Magazine Luiza ON e Movida ON e entraram Gerdau PN e Totvs ON.

Por fim, a Guide Investimentos fez somente uma troca, retirando Movida ON para a entrada de CVC ON. “Embora a retomada operacional do setor turístico ainda deva tardar a ocorrer, acreditamos que as ações da companhia poderão seguir se beneficiando do noticiário favorável de vacinas e demanda aérea”, diz a Guide.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.