Tóquio realiza lucros e fecha em queda

O índice Nikkei perdeu 167,35 pontos, ou 1,3%, depois de uma alta de 1,6% na sexta-feira

24 de junho de 2013 | 07h27

As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda nesta segunda-feira, com realização de lucros. Os papéis listados na capital japonesa avançaram durante parte da sessão, influenciados por um dólar mais forte e resultados eleitorais favoráveis ao mercado no domingo, no entanto a alta logo cedeu lugar à realização de lucros, levando o índice a encerrar em baixa. 

O índice Nikkei perdeu 167,35 pontos, ou 1,3%, para 13.062,78 pontos, depois de uma alta de 1,6% na sexta-feira. O volume de participação totalizou apenas 2,3 bilhões de ações sob o valor de 1,9 trilhão de ienes, refletindo um baixo interesse dos investidores, especialmente, do exterior. O volume foi o mais leve desde 25 de dezembro

As ações abriram em alta graças a um dólar mais forte e resultados das eleições da assembleia de Tóquio, em que a coalizão governista do Partido Liberal Democrático e do Novo Komeito obteve uma sólida vitória. "Os eleitores reafirmaram a confiança no 'Abenomics' e na coalizão governista, o que foi simbolicamente importante, dada a recente volatilidade dos preços de ações", disse Hirochi Nishi, gestor geral de ações na SMBC Nikko Securities. Isso pode levar a uma vitória "nas eleições da Câmara Alta do Parlamento, em julho, o que deve tranquilizar os investidores de que o curso da atual política econômica do governo será mantido".

Os ganhos foram de curta duração, no entanto, já que o Nikkei havia virado e passara a operar em queda antes do intervalo da sessão.

Entre os principais motores da sessão, a Fast Retailing caiu 2,4%, enquanto os exportadores Daikin Industries e Honda Motor perderam 6,6% e 2,2%, respectivamente. O SoftBank fechou em alta de 0,7% depois que a Sprint Nextel elevou sua oferta para comprar a Clearwire. Fonte: Dow Jones Newswires.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.